UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DOS PERSONAL TRAINERS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25681Palavras-chave:
Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.Resumo
RESUMO
O treinamento personalizado se expandiu no Brasil a partir dos anos 80 como reflexo da influência americana exercida pela adesão dos astros de Hollywood ao serviço. Apesar de o treinamento personalizado ser reconhecido como prática de cuidado de si, vários aspectos referentes à formação e atuação dos profissionais que trabalham nesta área carecem de discussão. Assim, este artigo revisou periódicos científicos nacionais publicados entre 2007 e 2012 a fim de sintetizar informação sobre a formação e atuação dos Personais. Acredita-se que a reorganização do currículo acadêmico seja necessária, bem como o estímulo de novas competências – não apenas perspectivas utópicas, mas de aplicação prática- no sentido de formar profissionais mais completos.
Palavras chave: Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).