A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA

Autores

  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Jéssica Serafim Frasson Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Eduardo Batista von Borowski Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25359

Palavras-chave:

Início da docência, Formação inicial, Socialização docente.

Resumo

Compreender a influência da socialização docente no processo de tornar-se professor de Educação Física na fase de iniciação da docência, foi o objetivo deste estudo. Investigamos a trajetória e a prática educativa de cinco professores de Educação Física na fase de início da docência. Compreendemos que eles dependem integralmente do processo de socialização, atribuindo a esse processo, o papel fundamental para a fase de entrada na carreira docente, em que os professores iniciantes encontram muitas dúvidas e angústias, inerentes ao processo de inserção no ambiente escolar. Portanto, a compreensão desses sentimentos atrelados a essa fase, podem ser amenizadas com esse processo e com o acolhimento da própria instituição e de seu corpo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Educação física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestre em Educação - UFSM.

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano. Área de concetração: Formação de professsores, cultura escolar e prática docente.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/4394374515273599

Jéssica Serafim Frasson, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça - SC

Especialista Educação Física Escolar com ênfase em Psicomotricidade e Jogos Cooperativos.

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/2014317813860224

Eduardo Batista von Borowski, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Educação física da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Mestre em Educação - UNESC.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física.

 

http://lattes.cnpq.br/5448830712147851

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; FRASSON, J. S.; VON BOROWSKI, E. B. A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.25359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25359. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais