A INFLUÊNCIA DA SOCIALIZAÇÃO SOBRE O PERCURSO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA CARREIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25359Palavras-chave:
Início da docência, Formação inicial, Socialização docente.Resumo
Compreender a influência da socialização docente no processo de tornar-se professor de Educação Física na fase de iniciação da docência, foi o objetivo deste estudo. Investigamos a trajetória e a prática educativa de cinco professores de Educação Física na fase de início da docência. Compreendemos que eles dependem integralmente do processo de socialização, atribuindo a esse processo, o papel fundamental para a fase de entrada na carreira docente, em que os professores iniciantes encontram muitas dúvidas e angústias, inerentes ao processo de inserção no ambiente escolar. Portanto, a compreensão desses sentimentos atrelados a essa fase, podem ser amenizadas com esse processo e com o acolhimento da própria instituição e de seu corpo docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).