PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Gisele Viola Machado Escola Superior de Cruzeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.24459

Palavras-chave:

Esporte, Pedagogia do Esporte, Cultura Esportiva, Jogos Esportivos Coletivos, Basquetebol.

Resumo

A Pedagogia do Esporte trata o esporte enquanto fenômeno sociocultural, sendo defendido seu trato pedagógico a partir de três referenciais: técnico-tático, socioeducativo e histórico-cultural, sendo este último a ênfase do estudo. Assim, apresenta resultados e análise de pesquisa de campo com uma equipe feminina de basquetebol vinculada à Federação Paulista de Basquetebol, a fim de evidenciar o mau trato dos aspectos histórico-culturais do esporte nas aulas e treinamentos esportivos. A seguir, sinaliza procedimentos pedagógicos que possam contribuir para melhor abordagem desse referencial, que pode fomentar a cultura esportiva do atleta, do aluno e do praticante informal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Viola Machado, Escola Superior de Cruzeiro Universidade Estadual de Campinas

Professora Mestre

Escola Superior de Cruzeiro

Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte - GEPESP-FEF-UNICAMP

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).

Professora Doutora

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP); Universidade da Coruña (UDC).

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor

Universidade Estadual de Campinas (GEPESP-FEF-UNICAMP)

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MACHADO, G. V.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE E O REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.24459. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais