O PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.23706Palavras-chave:
Deficientes intelectuais. Capoeira. Ensino-aprendizagem. ProtagonismoResumo
Resumo
Analisa o protagonismo de deficientes intelectuais no processo de ensino-aprendizagem da capoeira em um projeto de extensão universitária. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e, no processo de análise, utiliza dados produzidos por diferentes fontes, como observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro iconográfico. A análise dos dados demonstra que o projeto focalizou as suas ações nas figuras do aprender valorizadas pelos deficientes intelectuais, que se evidenciaram, sobretudo, nos aspectos rítmicos e musicais da capoeira e na solidariedade. A falta de formação especifica de professores/monitores para atuar na perspectiva pedagógica almejada foi o principal desafio para que o projeto alcançasse as suas metas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).