A INSTRUÇÃO DO PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

Autores

  • Ivana Montandon Soares Aleixo Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabel Mesquita Faculdade do Desporto da Universidade do Porto- Portugal
  • Márcio Mário Vieira Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Oliveira do Reis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.19391

Palavras-chave:

Ginástica, Instrução, Estratégia de Ensino.

Resumo

O estudo objetivou caracterizar a instrução na apresentação das tarefas na Ginástica Artística utilizando três estratégias instrucionais Instrução Direta, Ensino aos Pares, Aprendizagem Cooperativa. Dados coletados através de filmagem das aulas com som e imagem. Recorreu-se a análise observatória validados. Os tipos de prática foram informação, refinamento, extensão e aplicação. As categorias aplicadas basearam-se na explicitação da instrução e tipo de prática. Resultados a instrução direta foi mais aplicada (80%); tipo de prática individual (39%); explicitação da instrução focalizou conteúdo (82,5%), categoria combinada (objetivo geral, situação e critério forma) mais freqüente (26,1%). Concluímos a instrução e a escolha da estratégia de ensino resultará na melhoria do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Montandon Soares Aleixo, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora Adjunta do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Isabel Mesquita, Faculdade do Desporto da Universidade do Porto- Portugal

Professora Dra Associada da Faculdade do Desporto da Universidade do Porto -Portugal

 

Márcio Mário Vieira, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais

Prof Dr Adjunto do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Mariana Oliveira do Reis

Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

ALEIXO, I. M. S.; MESQUITA, I.; MÁRIO VIEIRA, M.; OLIVEIRA DO REIS, M. A INSTRUÇÃO DO PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.19391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19391. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais