A INSTRUÇÃO DO PROFESSOR NA APRESENTAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.19391Palavras-chave:
Ginástica, Instrução, Estratégia de Ensino.Resumo
O estudo objetivou caracterizar a instrução na apresentação das tarefas na Ginástica Artística utilizando três estratégias instrucionais Instrução Direta, Ensino aos Pares, Aprendizagem Cooperativa. Dados coletados através de filmagem das aulas com som e imagem. Recorreu-se a análise observatória validados. Os tipos de prática foram informação, refinamento, extensão e aplicação. As categorias aplicadas basearam-se na explicitação da instrução e tipo de prática. Resultados a instrução direta foi mais aplicada (80%); tipo de prática individual (39%); explicitação da instrução focalizou conteúdo (82,5%), categoria combinada (objetivo geral, situação e critério forma) mais freqüente (26,1%). Concluímos a instrução e a escolha da estratégia de ensino resultará na melhoria do ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).