O ENVELHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO CORPO E À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19296Palavras-chave:
Envelhecimento. Educação Física. Corpo. Saúde.Resumo
Sabe-se que os significados atribuídos ao corpo e à saúde pelo profissional de Educação Física podem não ser homogêneos ao longo da carreira docente. O objetivo da pesquisa foi analisar e discutir se (e com quais significados) o corpo e a saúde emergem nas relações entre o envelhecimento do professor de Educação Física e sua prática profissional. Os dados foram obtidos por meio de 22 entrevistas semiestruturadas realizadas com professores atuantes em escolas e academias. Detectou-se que enquanto na academia a prática profissional deixou de estar voltada à estética corporal e atualmente focou-se para a saúde e qualidade de vida, no âmbito escolar, o aspecto social se sobrepôs à discussão sobre saúde, provavelmente pela mudança do perfil do aluno ao longo dos anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).