O ENVELHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO CORPO E À SAÚDE

Autores

  • Alan Camargo Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Alexandre Palma Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19296

Palavras-chave:

Envelhecimento. Educação Física. Corpo. Saúde.

Resumo

Sabe-se que os significados atribuídos ao corpo e à saúde pelo profissional de Educação Física podem não ser homogêneos ao longo da carreira docente. O objetivo da pesquisa foi analisar e discutir se (e com quais significados) o corpo e a saúde emergem nas relações entre o envelhecimento do professor de Educação Física e sua prática profissional. Os dados foram obtidos por meio de 22 entrevistas semiestruturadas realizadas com professores atuantes em escolas e academias. Detectou-se que enquanto na academia a prática profissional deixou de estar voltada à estética corporal e atualmente focou-se para a saúde e qualidade de vida, no âmbito escolar, o aspecto social se sobrepôs à discussão sobre saúde, provavelmente pela mudança do perfil do aluno ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ).

Alexandre Palma, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação Física) e do curso de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação Física) e do curso de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE – EEFD/UFRJ).

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

SILVA, A. C.; PALMA, A.; LÜDORF, S. M. A. O ENVELHECIMENTO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS AO CORPO E À SAÚDE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19296. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19296. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais