PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Unesp Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Unesp Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.18521

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Estado da arte, Pesquisa-ação.

Resumo

A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Unesp Rio Claro

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W7803709

Suraya Cristina Darido, Unesp Rio Claro

Professora livre docente pela Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4797817E9

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.18521. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão