A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS MESTRES DE CARATÊ DA GRANDE VITÓRIA - ES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1792Palavras-chave:
Caratê, Pedagogia do esporte, Prática pedagógicaResumo
Este estudo se propõe investigar o tipo de prática de ensino dos ‘mestres’ de caratê nas academias da Grande Vitória (ES). A metodologia adotada consistiu da coleta de dados por meio da observação e da aplicação de entrevistas estruturadas. Os dados coletados evidenciaram que os conteúdos são tratados de maneira dogmática; a metodologia é baseada na explicação oral e demonstrações do professor; a relação professor-aluno favoreceu as decisões unilaterais do professor; na avaliação verifica-se a exatidão das técnicas ensinadas. Em síntese, pode-se concluir que a presença dos valores da tradição e do esporte nas aulas de caratê são fatores impeditivos para adoção de práticas pedagógicas mais críticas e significativas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).