O ATLETISMO ESCOLAR: PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE AULAS A PARTIR DA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E DIDÁTICA COMUNICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17178Palavras-chave:
Atletismo, Propostas Didático-Pedagógicas, Educação Física EscolarResumo
Este estudo refere-se ao conteúdo esportivo Atletismo e à proposta pedagógica Crítico-Emancipatória e didática comunicativa, de Kunz (1994), problematizando o ensino deste conteúdo na Educação Física Escolar. Caracteriza-se por ser um estudo do tipo descritivo e proposicional com base fenomenológica, através da tendência pedagógica citada, a partir de uma proposta de organização de aulas. Para tanto, partimos de experiências vivenciadas no processo de formação inicial (curso de Educação Física (EF) Licenciatura CEFD/UFSM) a partir de ações específicas constituídas nas disciplinas de Atletismo I e II, culminando na disciplina complementar de graduação (DCG), denominada Atletismo Escolar, na qual a interação universidade/escola contribuiu para a reflexão e a elaboração de uma possível organização do atletismo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).