IMAGENS DA INFÂNCIA: MÍDIAS E SUAS REPRESENTAÇÕES EM PRÁTICAS CORPORAIS INFANTIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15819Palavras-chave:
Infância, Mídias, Escola, Práticas corporais.Resumo
O estudo teve como objetivo identificar e analisar práticas corporais infantis, de crianças entre 8 e 10 anos de idade, enfocando a presença da mídia em tais práticas. Foi realizada pesquisa de campo, de cunho qualitativo, envolvendo produção de dados em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, Brasil. As técnicas utilizadas compreenderam observação participante; coleta de desenhos; contato direto com crianças, por meio de conversas; e aplicação de “formulário sobre práticas culturais e de consumo de mídias”. Os resultados apontam para a presença contumaz de discursos midiáticos no imaginário e em práticas corporais infantis. Por outro lado, as crianças perpetuam brincadeiras tradicionais.
Palavras-chave: Infância. Práticas corporais. Mídias. Escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).