A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE O REAL E O "IDEAL"

Autores

  • Fernanda Rossi Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade - Unesp Rio Claro - Bolsista Fapesp.
  • Dagmar Hunger Professora Adjunta FC/Unesp Bauru, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade - Área de Concentração em Pedagogia da Motricidade Humana - UNESP Rio Claro - Bolsista Produtividade CNPq PQ-2.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15564

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional, Educação Física.

Resumo

Objetivou-se evidenciar as perspectivas de um grupo de professores de Educação Física escolar, destacando os fatores apontados como imprescindíveis para uma formação continuada “ideal” para o aprimoramento profissional de um professor e para a sua ação pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa inspirou-se no método de abordagem da história do tempo presente, visando registrar como memória o tempo em que vivem esses professores. Como fonte de dados empregou-se fontes orais, coletadas pela técnica de entrevista semi-estrutura, e documentais oficiais. Os dados gerados foram discutidos com a produção da literatura e destacaram-se três eixos nos relatos dos docentes: a relação entre a teoria e a prática, a importância de ouvir os alunos e a continuidade das ações formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rossi, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade - Unesp Rio Claro - Bolsista Fapesp.

Licenciada em Educação Física pela Unesp Bauru; Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade/UNESP Rio Claro – Bolsista Fapesp.

Dagmar Hunger, Professora Adjunta FC/Unesp Bauru, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade - Área de Concentração em Pedagogia da Motricidade Humana - UNESP Rio Claro - Bolsista Produtividade CNPq PQ-2.

Professora Adjunta FC/Unesp Bauru, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade - Área de Concentração em Pedagogia da Motricidade Humana - UNESP Rio Claro - Bolsista Produtividade CNPq PQ-2

Downloads

Publicado

2012-12-26

Como Citar

ROSSI, F.; HUNGER, D. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE O REAL E O "IDEAL". Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15564. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15564. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais