A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE O REAL E O "IDEAL"
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15564Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional, Educação Física.Resumo
Objetivou-se evidenciar as perspectivas de um grupo de professores de Educação Física escolar, destacando os fatores apontados como imprescindíveis para uma formação continuada “ideal” para o aprimoramento profissional de um professor e para a sua ação pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa inspirou-se no método de abordagem da história do tempo presente, visando registrar como memória o tempo em que vivem esses professores. Como fonte de dados empregou-se fontes orais, coletadas pela técnica de entrevista semi-estrutura, e documentais oficiais. Os dados gerados foram discutidos com a produção da literatura e destacaram-se três eixos nos relatos dos docentes: a relação entre a teoria e a prática, a importância de ouvir os alunos e a continuidade das ações formativas.
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