UMA NOVA MANEIRA DE VER E FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rubens Hoffmann Machado Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI
  • Bruno Fagundes Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI
  • Veruska Pires Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15531

Palavras-chave:

Educação Física. Práticas Sociais. Ensino Fundamental. - Physical Education. Social Practices. Elementary School. - Educación Física. Prácticas sociales. La Escuela Primaria.

Resumo

RESUMO

O estudo aborda conhecimentos construídos a partir de uma análise reflexiva sobre a experiência em docência no ensino fundamental. Diante a realidade encontrada e o perfil do público alvo percebeu-se a necessidade de uma proposta pedagógica visando a ressignificação da Educação Física, fazendo-se necessário trabalhar alguns valores que permeiam as práticas sociais. A estratégia pedagógica adotada consistia em um jogo de caça ao tesouro, onde a aprendizagem se dava através de problematizações, análises e reflexões críticas. Foram realizadas nove intervenções pedagógicas divididas em três unidades de ensino. Constatamos a construção e apropriação de conhecimentos acerca dos temas trabalhados, o qual denominamos de “Uma Nova Maneira de Ver e Fazer Educação Física”.

ABSTRACT

This study addresses suit knowledge form a reflective analysis about the experience of teaching in elementary school. Faced the reality found and the audience.  Profile realized that educational project aimed at reframing of the physical education making necessary to work some valves that permeate the social practices. The teaching strategy adapted consists in a game of treasure hunt, where learning took the problematization, analysis and critical thinking. There were nine pedagogical intervention divided into three teaching units. We verified the contraction and appropriation of knowledge about the themes discussed, which we call “A New Way to See & to Do Physical Education.”

RESUMEN

El estudio cubre el fondo construido a partir de un análisis reflexivo sobre la experiencia de enseña en la escuela primaria. Frente a la realidad encontró el perfil de la audiencia se dio cuenta de la necesidad de un proyecto educativo destinado a reformular de Educación Física, lo que es necesario trabajar en algunos valores que impregnan las prácticas sociales. La estrategia de enseñanzaadoptada consistió en un juego de búsqueda del tesoro donde el aprendizaje se llevó a cabo a través de la problematización, el análisis y el pensamiento crítico. Hubo nueve intervenciones pedagógicas dividido en tres unidades didácticas. Se verificó la construcción y apropiación del conocimiento sobre los temas tratados, que se llama "Una nueva forma de ver y hacer Educación Física."

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Hoffmann Machado, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

Acadêmico do o sétimo período do curso de Educação Física/Licenciatura -UNIVALI/Biguaçu. Fone: 84659812. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0559240382503589

Bruno Fagundes, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

Acadêmico do o sétimo período do curso de Educação Física/Licenciatura -UNIVALI/Biguaçu. Fone: 99466969. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3341803575278769

Veruska Pires, Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1996) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é coordenadora do Curso de Educação Física da UNIVALI e professora titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. É docente do curso de Educação Física da Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ginástica escolar, metodologia de ensino e práticas pedagógicas e Orientação de estágio. Fone:32799652. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4565772650463299

Downloads

Publicado

2012-12-26

Como Citar

MACHADO, R. H.; FAGUNDES, B.; PIRES, V. UMA NOVA MANEIRA DE VER E FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15531. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15531. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios