AFFORDANCES EM AMBIENTES DOMÉSTICOS E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Francisco Salviano Sales Nobre Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará
  • André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Cícero Luciano Alves Costa Secretaria Estadual de Educação do Ceará
  • Priscila Caçola Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington
  • Glauber Carvalho Nobre Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15412

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a correlação entre as oportunidades de estimulação motora no ambiente doméstico e o nível de desenvolvimento motor (DM) em 12 pré-escolares de 36 a 42 meses de idade, sendo7 meninos e 5 meninas. A avaliação das oportunidades de estimulação motora no ambiente doméstico foi realizada através do Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18-42 Meses. Utilizou-se também o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - 2ª Edição (TDMG-2). Os resultados demonstram uma deficiência significativa na promoção de oportunidades para o DM das crianças no ambiente doméstico, sem, contudo influenciar negativamente o desenvolvimento motor das mesmas. Infere-se que o ritmo maturacional destas crianças e principalmente a ação de outros microssistemas podem estar suprindo as deficiências detectadas no ambiente doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Salviano Sales Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educaçao Fisica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). É especialista em Ciências do Esporte pela UNIABC, São Caetano do Sul, São Paulo. É Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. É professor do Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte,onde é lider do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente. Atua também no IFCE Campus Crato como pprofessor de ensino médio. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Crescimento e desenvolvimento motor humano, Atividade física e Saúde e Educação Física Escolar. Atualmente é Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS.

André Luiz Feitosa do Nascimento Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Ceará, IFCE, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Juazeiro do Norte, Ceará. Membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Motor Humano (LACREDMH). Realiza estudos na área de Atividade Física e Saúde, Desenvolvimento Motor e Educação Física Escolar. Atualmente pós-graduando em Fisiologia do Exercícios e Grupos Especiais.

Cícero Luciano Alves Costa, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus de Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Física Escolar e membro do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento Humano (LACREDEMH). Tem experiência em Avaliação Física, e realiza estudos na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Desenvolvimento Motor Humano e Atividade Física e Saúde.

Priscila Caçola, Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington

Doutora em Neurociência Motora na Texas A&M University. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professora de Desenvolvimento Motor e Métodos de Pesquisa no Departamento de Kinesiology da University of Texas at Arlington. Tem experiência na área de Comportamento Motor, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de representações motoras e planos motores em crianças, testes de desenvolvimento motor, oportunidades no ambiente para desenvolvimento motor, fatores de resiliência para problemas motores, metodologia da pesquisa e estatística.

Glauber Carvalho Nobre, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela Universidade Castelo Branco - RJ. Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, Cineantropometria e Desempenho Humano, principalmente nos seguintes temas: análise do crescimento físico, estado nutricional e composição corporal, testes neuromusculares e cardiorespiratórios em diversos grupos, avaliação da aptidão física em academias de ginástica/musculação e clubes desportivos, avaliação do desenvolvimento motor e do julgamento perceptomotor de crianças.

Nádia Cristina Valentini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado e mestrado em Comportamento Motor pela Universidade de Auburn - EUA e graduação em Educação Física. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano com orientação de alunos de mestrado e doutorado. Atualmente encontra-se em pós-doutorado na Universidade de Maryland nos EUA. Bolsista de Produtividade do CNPq tem como principal enfoque de pesquisa o desenvolvimento motor de crianças de risco em situação de vulnerabilidade social. As pesquisas são voltadas a avaliação do desenvolvimento e intervenção quando atrasos e riscos são detectados. Atua também em pesquisas nas escolas públicas na implementação de estratégias curriculares e programas compensatórios. É coordenadora do Grupo de pesquisa em Intervenções Motoras, do curso de especialização em Motricidade Infantil da UFRGS e do Programa Quero-Quero de Educação pelo Esporte com parceria com o Ministério dos Esportes.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

SALES NOBRE, F. S.; FEITOSA DO NASCIMENTO PONTES, A. L.; ALVES COSTA, C. L.; CAÇOLA, P.; CARVALHO NOBRE, G.; CRISTINA VALENTINI, N. AFFORDANCES EM AMBIENTES DOMÉSTICOS E DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15412. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais