DIDÁTICA COMUNICATIVA E INTERAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15105Palavras-chave:
Educação Física. Didática. Emancipação.Resumo
Na compreensão da Educação Física como uma prática pedagógica, esse ensaio objetiva apresentar elementos teórico-pedagógicos para a Educação Física Escolar a partir de estudos que possam fundamentar uma didática comunicativa. Fundamenta-se metodologicamente nos pilares de uma pesquisa teórica centrada a estudos que tratam da emancipação humana. Apresenta-se a Interação Social, fundamentada em proposições teóricas com princípios centrados em uma pedagogia da comunicação e o diálogo intersubjetivo no decorrer das ações pedagógicas é imprescindível. Por meio da
comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender pode-se desencadear competências sociais, como o respeito, a solidariedade, a lealdade, a cooperação, imprescindíveis para a sociedade contemporâ
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).