DIDÁTICA COMUNICATIVA E INTERAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Elenor Kunz Professor do programa de pós-graduação CDS-UFSC
  • Juliano Daniel Boscatto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15105

Palavras-chave:

Educação Física. Didática. Emancipação.

Resumo

Na compreensão da Educação Física como uma prática pedagógica, esse ensaio objetiva apresentar elementos teórico-pedagógicos para a Educação Física Escolar a partir de estudos que possam fundamentar uma didática comunicativa. Fundamenta-se metodologicamente nos pilares de uma pesquisa teórica centrada a estudos que tratam da emancipação humana. Apresenta-se a Interação Social, fundamentada em proposições teóricas com princípios centrados em uma pedagogia da comunicação e o diálogo intersubjetivo no decorrer das ações pedagógicas é imprescindível. Por meio da

comunicação intersubjetiva, nos processos de ensinar e aprender pode-se desencadear competências sociais, como o respeito, a solidariedade, a lealdade, a cooperação, imprescindíveis para a sociedade contemporâ

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenor Kunz, Professor do programa de pós-graduação CDS-UFSC

Doutorado em Instituto de Ciências do Esporte pelo Universitat Hannover, Alemanha(1987)professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

KUNZ, E.; BOSCATTO, J. D. DIDÁTICA COMUNICATIVA E INTERAÇÃO SOCIAL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i4.15105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15105. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios