RITMICA E DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Daniela Cristina de Amorim Udesc
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães UDESC
  • Amanda Soares Fapag e IES
  • Zenite Machado UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15089

Palavras-chave:

Dança, Atividade Física, Ritmo

Resumo

Objetivo: Este estudo investigou a disciplina de rítmica e/ou dança nos cursos de Educação Física em Santa Catarina na percepção dos alunos. Metodologia: Amostra do tipo probabilística estratificada aleatória com 387 alunos. Resultados: Os resultados estatisticamente significante foi em relação à importância da disciplina (p=0,001), dos assuntos abordados (p=0,047), da disciplina nas aulas de Educação Física (p=0,001), o conteúdo ritmo desenvolvido nas disciplinas de rítmica e/ou dança (p=0,019), a utilização de atividade rítmica nas aulas de Educação Física (p=0,036) e no treinamento desportivo (p=0,001). Conclusão: A disciplina tem um objetivo bem definido de não formar bailarinos e sim professores capazes de atuar na Educação Física escolar com rítmica e/ou dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cristina de Amorim, Udesc

Professora de Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – Cefid/Udesc;


Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, UDESC

Professora do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – Cefid/Udesc, Doutoranda da Faculdade de Motricidade Humana FMH/UTL;

Amanda Soares, Fapag e IES

Professora da Faculdade Porto das Águas – FAPAG e do Instituto de Insino Superior - IES, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina CDS/UFSC

Zenite Machado, UDESC

Professora do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – Cefid/Udesc, Doutora em Motricidade Humana pela FMH/UTL.

RITMICA E DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

AMORIM, D. C. de; GUIMARÃES, A. C. de A.; SOARES, A.; MACHADO, Z. RITMICA E DANÇA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15089. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15089. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais