A DANÇA-IMPROVISAÇÃO E O CORPO VIVIDO: RE-SIGNIFICANDO A CORPOREIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Larise Piccinini UFSC
  • Maria Do Carmo Saraiva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.15081

Palavras-chave:

Corporeidade, Adolescência, Dança na Educação Física Escolar.

Resumo

Resumo

Com o intuito de contribuir para a inclusão da dança nas aulas de Educação Física, como possibilidade de re-significar a corporeidade de adolescentes escolares, esta pesquisa teórica buscou elementos para compreender a dança como educativa, por meio de vivências/experiências de movimento que desenvolvam a corporeidade, a expressividade e a educação estética. A problemática inicial do estudo partiu da influência midiática na formação das concepções de corpo e na (re) produção das culturas de movimento nas atividades escolares, especialmente a dança. O referencial teórico-metodológico da pesquisa se fundamentou na Fenomenologia de Merleau-Ponty, que aponta para a percepção de corpo vivido, a reflexão filosófica fundamentada na fenomenologia permite pensar e perceber (como pesquisadora) com maior sensibilidade às questões colocadas nas reflexões do estudo, especialmente porque os questionamentos pertinentes ao estudo partiram do “mundo vivido” (como educadora). As reflexões sobre a dança discutidas nesse trabalho buscam compreender um conceito de educação pela dança e sua possibilidade concreta de se educar, estabelecendo um diálogo entre corporeidade e estética. Essas reflexões percorrem as ideias de Saraiva-Kunz (2003), e Porpino (2006), ambas defendem a dança no contexto educacional como possibilidade expressiva e estética, que possibilita a materialização da sensibilidade humana.

Palavras chave: Corporeidade; Adolescência; Dança na Educação Física Escolar.

Abstract

In order to contribute to the inclusion of dance in physical education classes, as a possible means of corporeity of teenage pupils, this theoretical research sought to understand the elements of dance as educational experiences through / movement experiences to develop corporeity, the expressiveness and aesthetic education. The problem of the initial study was based on media influence in the formation of concepts of the body and (re) production of the crop movement in school activities, especially dancing. The theoretical and methodological research was based on the phenomenology of Merleau-Ponty points out that the perception of the lived body, philosophical reflection grounded in phenomenology allows us to think and realize (as a researcher) with greater sensitivity to issues raised in the reflections of the study, especially because the questions relevant to the study from the "lived world" (as educators). Reflections on the dance discussed in this paper seek to understand a concept of education for dance and his real chance to educate by establishing a dialogue between physicality and aesthetics. These thoughts run through the ideas of Saraiva-Kunz (2003), and Porpino (2006), both hold the dance in the educational context as expressive and aesthetic possibilities, which enables the realization of human sensibility.

Keywords: Corporeity, Adolescence; Dance in Physical Education

Resumen

Con el fin de contribuir a la inclusión de la danza en las clases de educación física, como un posible medio de re-incorporación de los alumnos adolescentes, esta investigación teórica trató de comprender los elementos de la danza como experiencias educativas a través de experiencias / movimiento para desarrollar corporeidad, la expresividad y la educación estética. El problema del estudio inicial se basó en la influencia de los medios de comunicación en la formación de los conceptos del cuerpo y la (re) producción del movimiento de los cultivos en las actividades escolares, sobre todo la danza. La investigación teórica y metodológica se basa en la fenomenología de Merleau-Ponty señala que la percepción del propio cuerpo reflexión filosófica basada en la fenomenología nos permite pensar y darse cuenta (como investigador) con una mayor sensibilidad a las cuestiones planteadas en las reflexiones del estudio, especialmente porque las preguntas relevantes para el estudio del "mundo vivido" (como los educadores). Reflexiones sobre la danza discutidos en este trabajo tratar de entender un concepto de educación para la danza y la posibilidad real de educar mediante el establecimiento de un diálogo entre lo físico y la estética. Estos pensamientos corren por las ideas de Saraiva-Kunz (2003), y Porpino (2006), ambos tienen la danza en el contexto educativo como posibilidades expresivas y estéticas, que permite la realización de la sensibilidad humana.

Palabras-clave: corporeidad, la adolescencia, la Danza en la Educación Física

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Biografia do Autor

Larise Piccinini, UFSC

Mestre em Educação Física, especialidade Dança, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Maria Do Carmo Saraiva, UFSC

Doutora em Motricidade Humana, especialidade Dança, Universidade Técnica de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

PICCININI, L.; SARAIVA, M. D. C. A DANÇA-IMPROVISAÇÃO E O CORPO VIVIDO: RE-SIGNIFICANDO A CORPOREIDADE NA ESCOLA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.15081. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15081. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais