BRINCADEIRAS POPULARES EM CANDIDO PORTINARI: DESCRIÇÕES DE UMA

Autores

  • Fabiane Castilho Teixeira Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.
  • Larissa Michelle Lara Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14928

Palavras-chave:

Brincadeiras Populares, Educação, Arte.

Resumo

O texto discorre sobre a iconografia de Candido Portinari a partir do sub-tema Jogos Infantis (Brincadeiras), identificando quais as brincadeiras recorrentes em sua arte e o conteúdo que expressam. Para tanto, 20 temas compõem a investigação, sendo descritas 43 brincadeiras populares em seus elementos constituintes. Com isso, espera-se fomentar o diálogo entre arte pictórica e práticas educativas, favorecendo a visualização de interações possíveis e necessárias à ação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Castilho Teixeira, Mestranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL.

Possui graduação em Educação Física, licenciatura plena, pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização em prescrição de exercícios personalizados pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física- UEM/UEL.Atualmente trabalha com prescrição personalizada de exercícios físicos, é participante de grupos de pesquisas na Universidade Estadual de Maringá e membro da Equipe Colaboradora 16, Paraná - Sul, Programa Segundo Tempo - Ministério do Esporte, Brasil. Atua, sobretudo, com os seguintes temas: esporte, educação física, atividade física, lúdico e cultura.

Larissa Michelle Lara, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá - Paraná

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Atualmente é professora Adjunto-tide do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq - e membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP. É pesquisadora da Rede Cedes/ME e coordenadora local do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional).

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

TEIXEIRA, F. C.; LARA, L. M. BRINCADEIRAS POPULARES EM CANDIDO PORTINARI: DESCRIÇÕES DE UMA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.14928. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/14928. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais