A DANÇA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.14532Palavras-chave:
Dança, Educação Física, Ensino Médio, Abordagem crítico-emancipatória.Resumo
Este texto apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa desenvolvida com jovens do ensino médio em uma escola da rede pública estadual. O objetivo é analisar uma proposta de ensino da dança para o Ensino Médio, com base na abordagem crítico-emancipatória (KUNZ, 1991, 2001). Essa pesquisa fundamentou-se nos princípios da pesquisa-ação como forma de intervenção e produção de conhecimento junto aos colaboradores desse estudo. Os resultados destacam a importância da inclusão da dança enquanto conteúdo da Educação Física no Ensino Médio, compreendendo-a como possibilidade de articulação entre os elementos das culturas juvenis e os saberes a serem adquiridos com essa prática, visualizando um fazer na/em dança mais consciente e crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).