A INCLUSÃO EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13924Palavras-chave:
Inclusão educacional, Educação Física, Formação profissional.Resumo
O objetivo desse trabalho foi compreender as percepções dos alunos de graduação em Educação Física sobre a inclusão educacional. Os 41 alunos redigiram suas definições sobre o termo “Inclusão Educacional” (IE), analisadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Constatamos que a maioria dos alunos ainda não possui esclarecimento em relação aos sujeitos compreendidos no processo de inclusão; considera a IE como responsabilidade do governo e dos profissionais da educação; descreve os objetivos do processo como positivos para as pessoas com e sem deficiência e levantam preocupações que extrapolam o sistema de ensino. Concluímos que ainda há elementos a serem esclarecidos aos graduandos referentes esse processo para formar alunos com uma visão ampla do que é a IE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).