A INCLUSÃO EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marina Brasiliano Salerno Secretaria de Educação do Governo de Estado de São Paulo
  • Josiane Fujisawa Filus IASP - Hortolândia; Unicamp
  • Rita de Fátima da Silva IASP
  • Paulo Ferreira de Araújo Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13924

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Educação Física, Formação profissional.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi compreender as percepções dos alunos de graduação em Educação Física sobre a inclusão educacional. Os 41 alunos redigiram suas definições sobre o termo “Inclusão Educacional” (IE), analisadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Constatamos que a maioria dos alunos ainda não possui esclarecimento em relação aos sujeitos compreendidos no processo de inclusão; considera a IE como responsabilidade do governo e dos profissionais da educação; descreve os objetivos do processo como positivos para as pessoas com e sem deficiência e levantam preocupações que extrapolam o sistema de ensino. Concluímos que ainda há elementos a serem esclarecidos aos graduandos referentes esse processo para formar alunos com uma visão ampla do que é a IE.

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Biografia do Autor

Marina Brasiliano Salerno, Secretaria de Educação do Governo de Estado de São Paulo

Professora de rede pública do Estado de São Paulo. Mestre em Educação Física pela Unicamp.

Josiane Fujisawa Filus, IASP - Hortolândia; Unicamp

Professora do IASP nas Faculdades de Pedagogia e Educação Física;

Doutoranda da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Rita de Fátima da Silva, IASP

Professora do IASP - Hortolândia, nas Faculdades de Educação Física e Pedagogia.

Paulo Ferreira de Araújo, Unicamp

Livre docente pela Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Professor do Departamento de Atividade Física Adaptada.

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

SALERNO, M. B.; FILUS, J. F.; DA SILVA, R. de F.; DE ARAÚJO, P. F. A INCLUSÃO EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.13924. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13924. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais