A INDÚSTRIA DO FITNESS E SEU DESENVOLVIMENTO DESIGUAL: UM ESTUDO SOBRE AS ACADEMIAS DE GINÁSTICA NA CIDADE DE GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.12311Palavras-chave:
Fitness, Academias de Ginástica, GoiâniaResumo
Este artigo resulta de uma investigação sobre a lógica de desenvolvimento da “Indústria do Fitness”. A partir do estudo de caso, buscamos cotejar as tendências de expansão desta “Indústria” com dados referentes ao contexto de Goiânia-GO. Foi construída uma caracterização quantitativa do mercado e realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo observação e entrevistas, junto a 10 academias do município. Concluiu-se que o crescimento deste setor segue a lógica de desenvolvimento desigual, com a oposição entre grandes academias, que demonstram enorme capacidade de inovação, distribuindo-se pelos centros mais dinâmicos da cidade, e as pequenas academias que proliferam na periferia, baseadas em métodos tradicionais de organização do trabalho e dependentes do consumo local.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).