CORPO E CULTURA: A EDUCAÇÃO DO CORPO EM RELAÇÕES DE FRONTEIRAS ÉTNICAS E CULTURAIS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BORORO EM MERURI-MT

Autores

  • Beleni Saléte Grando

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.112

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa sobre a “Educação do Corpo” em contextos interculturais. A pesquisa parte da formação de professores indígenas em Mato Grosso, sustenta-se nos referenciais da Antropologia, da História e da Educação e, numa perspectiva etnográfica, enfoca as práticas corporais cotidianas. Nestas práticas, explicita os múltiplos sentidos e significações da “fabricação da pessoa” no ritual de nominação, na dança e no futebol. A dança é apresentada aqui, como processo polissêmico, no qual as identidades se confrontam num “jogo” que se estabelece nas fronteiras do “nós” e do “eles”, criando novas possibilidades de interação e de educação. PALAVRAS-CHAVE: corporalidade – educação – dança – bororo – intercultura

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Publicado

2006-11-15

Como Citar

GRANDO, B. S. CORPO E CULTURA: A EDUCAÇÃO DO CORPO EM RELAÇÕES DE FRONTEIRAS ÉTNICAS E CULTURAIS E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE BORORO EM MERURI-MT. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 163–180, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.112. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/112. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais