ENTRE CORPOS REAIS E VIRTUAIS: REFLEXÕES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Laise Tavares Padilha Bezerra UNP
  • Karenine de Oliveira Porpino UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.1115

Palavras-chave:

corpo, dança contemporânea, educação física

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar as novas configurações de corpo advindas da interconexão entre Dança e Tecnologia, bem como compreender de que maneiras essas configurações se aproximam e contribuem para a compreensão de corpo na Educação Física. O recurso metodológico é a análise de imagens dos vídeos de dança: Digital Brazuca e Corpo Aberto. Os vídeos analisados apontam para um repertório de saberes, que podem ser problematizados na área, e contribuem para reconfigurar a relação homem/ambiente. Nesse sentido, promovem a plasticidade e a polissemia de relações entre o carbono e o silício, e desenham outras formas de compressão do corpo que incluem a complexidade, a incerteza, a reversibilidade e a descoberta.
PALAVRAS-CHAVE: corpo – dança contemporânea – Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laise Tavares Padilha Bezerra, UNP

Formada em Educação Física pela UFRN, especialista em Corpo e Cultura de Movimento (educação Física) pela UFRN, mestranda em Educação (UFRN), professora da Universidade Potiguar, tem se dedicado as reflexões sobre o corpo, dança, estética, ginástica, educação física escolar e o projeto politico pedagógico. diretora artística e coreografa do grupo de dança Sentidos.

Karenine de Oliveira Porpino, UFRN

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989) , especialização em Dança-Educação Física pela UNiversidade de Educação e Cultura do ABC (1991) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Educação, Corporeidade, Estética.

Downloads

Publicado

2007-09-13

Como Citar

BEZERRA, L. T. P.; PORPINO, K. de O. ENTRE CORPOS REAIS E VIRTUAIS: REFLEXÕES DA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA PENSAR O CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 107–122, 2007. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.1115. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1115. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais