A EDUCAÇÃO DO CORPO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.111Resumo
Este trabalho apresenta as principais questões oriundas de pesquisa que objetivou investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educação escolar de crianças e jovens. Procuramos correlacionar aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educação Física com as disciplinas Ciências e Ensino Religioso, assim como do esporte escolar e sua presença nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada com alunos e professores da segunda fase do Ensino Fundamental, em escola pública de Goiânia, onde percebemos a educação do corpo sustentada por uma concepção biológica, com valorização da disciplina Ciências. O esporte escolar mantém, através do sistema esportivo, o modelo de manifestação e expressão na escola por intermédio das competições, da formação dos ídolos, da racionalização, do treinamento e do desenvolvimento dos seus valores. Ao final, constatamos a necessidade de entender a educação do corpo de forma multidisciplinar e de ampliar o foco de ensino do esporte na escola. PALAVRAS-CHAVE: educação do corpo – escola – educação física – esporte escolarDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).