O ENSINO DO ESPORTE COMO PROBLEMA MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Juracy da Silva Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i1.104

Resumo

O presente texto consiste no ensino do esporte enquanto problema de interesse multidisciplinar e parte da compreensão do esporte como uma construção histórica e social do homem moderno que vem sendo tematizada por professores de educação física em seus vários campos de atuação. Aponta, este texto, para certa “inconsistência” das análises feitas sobre o fenômeno esportivo constante da obras específicas da área de educação física e vislumbra a possibilidade de compreensão do “discurso” recorrente entre os professores de educação física, acerca do ensino dos esportes, a partir de pressupostos teóricos básicos da Sociologia. Indica, ainda, a necessidade de realização de estudos a partir deste viés epistemológico pouco desenvolvido no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: prática pedagógica – esporte – sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

DA SILVA GUIMARÃES, J. O ENSINO DO ESPORTE COMO PROBLEMA MULTIDISCIPLINAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 55–68, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i1.104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/104. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais