A adoção de Online Product Recommendations (OPRS) e a decisão de compra em social commerce

Autores

  • Carolina Schneider Bender Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliete dos Reis Lehnhart Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaela Dutra Tagliapietra Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.55805

Resumo

As OPRs vêm ganhando espaço nos estudos de Sistema de Informação e Marketing, pois auxiliam os consumidores no processamento de informações e na preferência por atributos (LIU; KARAHANNA, 2017), na redução da incerteza (WANG et al., 2016; XU; YAO, 2015; ZHANG et al, 2014) e na busca por suprir as limitações do e-commerce (BAEK et al., 2015). Considerando a importância das OPRs no processo decisório, a escassez de pesquisas que abordam a temática e de instrumentos de pesquisa relacionados a temática no contexto nacional, este estudo teve como objetivo aplicar um instrumento de medição de adoção de OPRs pelos consumidores, proposto por Xu e Yao (2015), verificando sua adaptabilidade ao contexto brasileiro. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se de natureza descritiva, baseada no método de pesquisa survey. O questionário, após tradução e pré-teste, foi aplicado a 149 indivíduos. Como técnica estatística foi usada a análise fatorial exploratória, onde identificou-se quatro fatores com carga fatorial e confiabilidade interna adequadas, com 15 questões. A utilização de instrumentos de medição da adoção de recomendações de produtos online torna-se relevante na pesquisa que envolva a compreensão dos preditores ligados a características da mensagem e do ambiente de informação na adoção de OPRs

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Biografia do Autor

Carolina Schneider Bender, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Mestra em Administração (PPGA/UFSM). Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Maria. E-mail: carolisbender@gmail.com.

Mauri Leodir Löbler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM). Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Maria. E-mail: mllobler@gmail.com

Eliete dos Reis Lehnhart, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração (PPGA/UFSM). Professora do Departamento de Ciências Administrativas (UFSM). Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Maria. E-mail: elietedosreis@gmail.com

Rafaela Dutra Tagliapietra, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração (PPGA/UFSM). Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Maria. E-mail: rafatagliapietra@gmail.com

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

BENDER, C. S.; LÖBLER, M. L.; DOS REIS LEHNHART, E.; DUTRA TAGLIAPIETRA, R. A adoção de Online Product Recommendations (OPRS) e a decisão de compra em social commerce. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/ci.v22i0.55805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/55805. Acesso em: 22 dez. 2024.