A Recepção da Perspectiva

Autores

  • Suely Fragoso Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v4i1/2.23505

Palavras-chave:

Representações espaciais. Perspectiva central. Alfabetalidade visual.

Resumo

 

A maior parte dos autores que se dedicaram ao estudo das imagens em perspectiva identificou significativos paralelismos entre os modos proeminentes de representação do espaço e as formulações socioculturais vigentes em diferentes períodos da história. Geralmente projetando sobre a esfera da recepção conclusões derivadas de uma abordagem voltada para as especificidades da produção das imagens perspectivadas, esses estudos majoritariamente afirmam a efetividade das imagens em perspectiva no fomento de uma específica ideologia. Após rever brevemente alguns exemplos dessas análises anteriores, o presente trabalho procura contextualizar comunicacionais que se estabelecem em torno daquelas imagens na contemporaneidade, como resultado, revelam-se condições de apropriação que dificultam ou mesmo inviabilizam as leituras einterpretações das imagens em perspectiva até então anunciadas como hegemônicas.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Fragoso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Comunicação (Ph.D. pelo Institute of Communications Studies,
The University of Leeds, Inglaterra, 1998). Professora e pesquisadora do Programa de
Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Downloads

Publicado

2013-05-03

Como Citar

FRAGOSO, S. A Recepção da Perspectiva. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 4, n. 1/2, p. 45–58, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v4i1/2.23505. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/23505. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos