Call for papers - Dossiê "Interfaces entre a Comunicação e a Educação"

2026-04-16

Chamada para submissão de trabalhos: 

Dossiê “Interfaces entre a Comunicação e a Educação”, do periódico Comunicação & Informação (Qualis A3), do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG)

 

Editor(as) convidados(as):
Profa. Dra. Ana Rita Vidica (UFG)
Profa. Dra. Rita Virginia Argollo (UESC)
Prof. Dr. Rogério Pelizzari de Andrade (MECOM-ECA/USP)

Editora-chefe:
Profa. Dra. Luciane Agnez (UFG)

 

As pesquisas situadas na convergência entre Comunicação e Educação podem desempenhar um importante papel nas discussões sobre as transformações que atravessam a cultura, os modos de sociabilidade e os processos formativos na contemporaneidade. Em um cenário marcado pela centralidade das telas, pela intensificação dos fluxos informacionais e pela presença crescente de tecnologias como a inteligência artificial em nosso cotidiano, a educação enfrenta grandes desafios para ressignificar suas práticas, linguagens e formas de mediação do conhecimento.

A crise da educação, observada em escala global e particularmente no contexto brasileiro, evidencia o descompasso entre modelos tradicionais de ensino e as dinâmicas de produção e circulação de sentidos na contemporaneidade. A escola tem sua participação no processo de ensino-aprendizagem comprometida, passando a disputar atenção e legitimidade com múltiplos dispositivos e plataformas que configuram novas formas de aprender, interagir e construir saberes. Soma-se a isso um outro perfil de estudantes, que cresceu imerso na cultura digital. 

A pesquisa na interface entre Comunicação e Educação tem se consolidado por meio de trabalhos que buscam refletir sobre essas transformações, bem como propor projetos de intervenção. Mais do que incorporar tecnologias ao ambiente educacional, trata-se de investigar os ecossistemas comunicativos em que os sujeitos estão imersos, problematizando fenômenos como a desinformação, a plataformização da vida, a mediação algorítmica e seus impactos nas dinâmicas interacionais, nos processos cognitivos e nas práticas pedagógicas, entre outros.

A pertinência deste dossiê se insere, ainda, em um momento particularmente significativo para o campo, permeado por importantes marcos institucionais normativos e acadêmicos. Do ponto de vista das normativas, destacam-se: a implementação da educação digital e midiática como componente estruturante da educação básica a partir de 2026; o ECA Digital (Lei nº 15.211/2025), que entrou em vigor em março de 2026; diretrizes nacionais que enfatizam competências digitais, pensamento crítico e combate à desinformação; e inclusão de letramento midiático e IA em avaliações internacionais, como o PISA 2029. 

Já no âmbito acadêmico, ressaltam-se: o tema do Congresso Nacional da Intercom 2026, “Educação midiática para uma geopolítica em transformação”; os 25 anos do Grupo de Pesquisa Comunicação e Educação da Intercom; e a celebração dos 15 anos das licenciaturas em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e do bacharelado em Educomunicação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tais acontecimentos evidenciam a vitalidade e a atualidade das investigações que articulam comunicação, educação e cidadania.

Esta publicação tem como objetivo reunir contribuições teóricas, empíricas e metodológicas que investiguem as múltiplas dimensões das relações entre Comunicação e Educação, considerando seus desafios, potencialidades e implicações sociais, culturais, políticas e pedagógicas.

Serão bem-vindos artigos que dialoguem, entre outros, com os seguintes temas:

    • Educação Midiática
    • Literacia / letramentos (digitais e midiáticos)
    • Desinformação e fake news
    • Inteligência artificial
    • Plataformização da educação
    • Algoritmos e mediação do conhecimento
    • Cultura digital e práticas pedagógicas
    • Economia da atenção e o processo de ensino-aprendizagem
    • Aceleração social do tempo e educação
    • Linguagens audiovisuais e educação
    • Multiletramentos
    • Cultura participativa e protagonismo estudantil
    • Produção de conteúdo e autoria na escola
    • Educação e redes sociais
    • Ética, tecnologia e educação
    • Dataficação e vigilância no ambiente educacional
    • Ensino remoto, híbrido e ecossistemas digitais de aprendizagem
    • Formação docente para a cultura digital
    • Mediações comunicativas no espaço escolar
    • Comunicação, educação e cidadania
    • Ecologia das mídias
    • Discursos midiáticos e representações sociais
    • Comunicação, educação e meio ambiente 
    • Educação formal, informal e não formal em contextos comunicacionais
    • Teoria e práticas educomunicativas 
    • Processos de mediação e ensino a partir das imagens

 

Convidados autores e autoras a contribuírem na composição do dossiê “Interfaces entre Comunicação e Educação” com artigos originais, relatos de experiências e/ou ensaios visuais que tragam experiências, trajetórias, marcos teóricos e/ou perspectivas históricas que fundamentam o diálogo entre a Comunicação e a Educação.

 

Normas para submissão:

  • Serão aceitos artigos inéditos em português, espanhol ou inglês;
  • Poderão submeter trabalhos doutores(as) em coautorias com mestres e doutorandos(as), desde que ao menos um(a) dos(as) autores(as) possua título de doutorado;
  • As submissões devem seguir rigorosamente as diretrizes da revista Comunicação & Informação, disponíveis aqui, e ser direcionadas para a seção “Dossiê”;
  • Os artigos serão avaliados por meio de revisão duplo-cega por pares (double-blind review).

 

Cronograma:

  • Prazo para submissão dos artigos: até 20 de setembro de 2026
  • Previsão de publicação do dossiê: primeiro semestre de 2027