Olhares sobre o Shopping Center

um panorama das pesquisas realizadas no Brasil com a interface comunicação e consumo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ci.v25.68646

Mots-clés :

Comunicação, Consumo, Revisão de literatura, Shopping Center

Résumé

NA

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, flavia.mayer@uol.com.br

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFES e especialização em Marketing Empresarial.

Glauber Pinheiro Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, glauberpinheiro.r@gmail.com

Mestre em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Références

ABRASCE, 2021. Números do setor. Disponível em: https://abrasce.com.br/numeros/setor/. Acesso em: 12 abr. 2021.

ALMEIDA, F. M. de. Flamboyant Shopping Center: entre trabalho, lazer e consumo. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

ALVARENGA, A. B. de. A dimensão comunicacional dos rolezinhos da Grande Vitória: cotidiano, sociabilidade e visibilidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Territorialidades) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ALVES, L. A. Reestruturação urbana e criação de novas centralidades: considerações sobre os shoppings centers. Caminhos de Geografia, v. 12, n. 37, p. 171-184, 2011.

BANDEIRA, A. C.; KNEIB, E. C. Polos geradores de viagens e seus impactos na paisagem urbana: um estudo sobre o impacto de um shopping center em Goiânia - GO (Brasil). Cuadernos de Geografía, v. 26, n. 1. p. 187-200, 2017.

BATISTA, P. A. O Boulevard Shopping Center e a formação de uma nova centralidade em Campina Grande – PB. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BEZERRA, M. R. de C. S. Shopping center e espaço urbano: as particularidades do Capim Dourado em Palmas – TO. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2017.

BITTENCOURT, R. N. O sistema panóptico da topologia do shopping center, a assepsia humana e a exclusão social da pobreza. Revista Espaço Acadêmico, Paraná, n. 139, p. 92-102, 2012. Disponível em: https://bit.ly/38AyY9R. Acesso em: 23 jul. 2018.

BITTENCOURT, R. N. A imersão orgânica no Templo de Consumo. Revista Espaço Acadêmico, Paraná, n. 165, p. 16-29, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2VUnD1F. Acesso em: 14 jun. 2018.

BONITO, C. L. F; BONITO, M. A. Atuação da assessoria de imprensa em eventos – o caso do incidente no Porto Velho Shopping. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, 2009, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/bAE12. Acesso em: 05 jan. 2019.

BORTOLI, F. Espaços públicos de propriedade privada: o shopping center. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

CALHOUN, C. Comunicação como ciência social (e mais). Intercom - RBCC, v. 35, n. 1, p. 277-310, 2012.

CARVALHO, M. G. de. A difusão e a integração dos shopping centers na cidade: as particularidades do Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

COUTINHO, K. D. Lugares de crianças: shopping centers e o disciplinamento dos corpos infantis. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

CRETAZ, L.; OMINE, H.; BISCAIA, J. Os shopping centers: narrativas de lugares e de consumo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 6., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/ceqQ1. Acesso em: 14 jun. 2018.

DRAMALI, B. L. Consumo: um convite para desbravar esse vasto campo de estudo. Comunicação & Informação, v. 13, n. 2, p. 4-12, 2010.

ENGEL, P. E. Deslocamentos pendulares, consumo e shopping centers em cidades médias paulistas. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2015.

FALEIROS, M. V. Urbanização dispersa, grandes equipamentos e impactos urbanos: o caso do Parque Dom Pedro Shopping. 2010. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2010.

GASPARIN, F. M. A configuração da imagem de um shopping center na percepção de consumidores locais. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2011.

GAZUREK, M. O. Consumo de luxo em São Paulo: um estudo sobre o Shopping Cidade Jardim. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

GOES, E. Shopping center: consumo, simulação e controle social. Finisterra, Lisboa, v. 51, n. 102, p. 65-80, 2016.

GOMES, A. P. A cidade e o shopping: do mundo da via expressa aos processos de gentrificação em Blumenau-SC (1990 – 2000). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GONÇALVES, T. E. Labirintos da modernidade urbana: North Shopping na produção de uma nova centralidade em Fortaleza-CE. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade do Ceará, Fortaleza, 2009.

GONÇALVES, T. E. Produção do espaço urbano: North Shopping na dinâmica de novas centralidades em Fortaleza- CE, Caminhos de Geografia, v. 12, n. 37, p. 162-170, 2011.

HISSA, M. C. Operações urbanas consorciadas: o caso na implantação de shopping centers em Fortaleza. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

LIMA, H. P. Vivenciando o tempo livre em shopping center: um estudo qualitativo sobre idosos na cidade de Fortaleza. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2013.

LIMA, L. B. O shopping center e suas narrativas: um espaço de construção de identidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

LIMA, L. H. M. Centralidades segmentadas: os shopping centers da cidade de São José do Rio Preto/SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2016.

MADEIRA FILHO, M. de L. Shopping center: consumo do espaço, cotidianidade e fetichismo. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

MANENTE, Z. M. Q. G. O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa. 2017. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2017.

MARASCHIN, C. Alterações provocadas pelo shopping center em aspectos da estrutura urbana – Iguatemi, Porto alegre, RS. 1993. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.

MAZZARINO, R. de A. C. Shopping center, território de identidades mutantes: Vale Sul Shopping/São José dos Campos, SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2016.

MONTESSORO, C. C. L. Shopping centers: novas formas de comercialização e estratégias locacionais em Presidente Prudente – SP. Boletim Goiano de Geografia, v. 22, n. 1, p. 73-96, 2002.

MOURA, C. S. dos S. “No shopping nois é patrão!”: socialidade e lazer entre jovens de periferia. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

MÜLLER, E. As patricinhas no mundo dos shopping centers: um discurso e algumas práticas juvenis bem-comportadas. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife, 2004.

NASCIMENTO, A. da S. Múltiplas relações entre a morfologia urbana e os shopping centers. Caminhos de Geografia, v. 14, n. 48, p. 91-104, 2013.

NASCIMENTO, M. C. R. et al. Com que cor eu vou pro shopping que você me convidou? RAC, Rio de Janeiro, v. 19, Edição Especial, p. 245-268, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/iqJ39. Acesso em: 05 jan. 2019.

OLIVEIRA JÚNIOR, G. A. de. Novas expressões de centralidades e (re)produção do espaço urbano em cidades médias: o Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna-BA. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

OLIVEIRA, J. da S. Comunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

OLIVEIRA, S. A. L. O homem e o shopping: um estudo de marketing sobre o significado de “ir ao shopping”. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

PEREIRA, A. L. S. O sentido do lugar: significados e vivências no entorno do São Gonçalo Shopping Rio. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias e do lazer retificado. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

PADILHA, V. Shopping center: a catedral das mercadorias. São Paulo: Boitempo, 2012.

PADILHA, V. Nojo, humilhação e controle na limpeza de shopping centers no Brasil e no Canadá. Caderno CRH. Salvador, v. 27, n. 71, p. 329-346, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2wIQk6U. Acesso em: 23 jul. 2018.

PECHLIVANIS, M. Comunicação e consumo de cultura fast-food: uma eXperiência Giraffas na praça de alimentação. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/iuMY9. Acesso em: 14 jun. 2018.

PETENUSSI, F. R. O mosaico das identificações juvenis via consumo: um estudo de antropologia urbana em um shopping de Ribeirão Preto/SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Letras) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017.

REVISTA SHOPPING CENTER, 2021. Censo Brasileiro de Shopping Centers aponta recuperação gradual e contínua do setor. Disponível em: https://bityli.com/bOgHq. Acesso em: 12 abr. 2021.

RIBEIRO, P. H. M. dos S. Organização social sistematizada: controle social e regras de sociabilidade nos shopping centers. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

ROCHA, G. P.; SOUZA, F. M. dos S. Marcas de Vitória em uma marca: os efeitos de sentido no logotipo do Shopping Vitória e a sua relação com a cidade. In: XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE – VITÓRIA – ES, 24., 2019, Vitória. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2019/resumos/R68-0299-1.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

RODRIGUES, G. F. Shopping Cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 5., 2015, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/vFHV6. Acesso em: 14 jun. 2018.

ROMERO, H. O papel do Shopping Avenida Center no processo de redefinição da centralidade urbana e das práticas socioespaciais em Dourados - MS. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.

ROMERO, N. A. B. Mais que um nome: a mudança da marca Shopping Iguatemi para Shopping da Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

RUIZ, J. A. M. Shopping centers: segregação, exclusão e inclusão. Análise a partir de bairros residenciais em Presidente Prudente – SP. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.

SANTOS JUNIOR, S. P. dos. O shopping center no espaço urbano: estudo de caso do potencial de influência do Mangabeira Shopping na estrutura urbana de João Pessoa, PB. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.

SANTOS JUNIOR, W. R. Shopping Centers em São Paulo: imaginário de transformações urbanas. Geosul, v. 19, n. 38, p. 7-24, 2004.

SANTOS, J. R. dos. Comunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2009.

SARAPKA, E. M. O impacto urbano do shopping center: questões territoriais e sociais. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

SILVA, L. H. O consumo como vetor do espaço geográfico: o caso do Shopping Boa Vista – Recife/PE. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

SILVA, L. T. B. da; UGALDE, M. M. de. Estímulos ambientais de shopping centers na percepção dos consumidores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 1., 2011, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: http://www2.espm.br/comunicon2011. Acesso em: 14 jun. 2018.

SILVA, N. C. da. Shopping center Campo Grande: centralidade e redefinição do espaço urbano. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, 2005.

SILVA, R. R. da. Centros comerciais e shopping centers: transformações do espaço urbano de Uberlândia (MG). 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.

SIQUEIRA, O. A. S. Branded Content, inspiração documental e o convite à emoção: Análise do vídeo Reencontro, do Shopping Recife. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/sCG01. Acesso em: 05 jan. 2019.

SOARES, L. A. G. M. Entre a casa e a rua: cultura, espaço e consumo em shopping center. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

SOSTER, A. R. de M. A Complexidade Comunicacional nos Espaços de Relação do Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre – Um Estudo de Caso. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SOUZA, J. L. B. de. O abandono do uso de espaços públicos em favor do uso de espaços privados: estudos sobre o Taubaté Shopping Center. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.

SPINASSÉ, M. A. Retórica visual: o Shopping Iguatemi e sua comunicação persuasiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.

VIRGENS, S. C. A. das. Shopping center e a produção do espaço urbano em Salvador-BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

WYPYCH, P. R. Shopping center: um espaço de lazer e socialização para o adolescente. In: XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: encurtador.com.br/cqENO. Acesso em: 14 jun. 2018.

YAMAWAKI, Y.; DUARTE, F. Shopping centers e recuperação urbana: estudo empírico de uma contradição teórica. Redes, v. 15, n. 1, p. 32-51, 2010.

ZAMBERLAN, L. Comunicação, meio ambiente e shopping center: poder e globalização. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-30

Comment citer

MAYER DOS SANTOS SOUZA, F.; PINHEIRO ROCHA, G. Olhares sobre o Shopping Center: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil com a interface comunicação e consumo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 940–963, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.68646. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/68646. Acesso em: 16 août. 2024.