O discurso de superação da deficiência física no documentário brasileiro
o caso Pauê – o passo do vencedor
DOI :
https://doi.org/10.5216/ci.v25.63880Mots-clés :
Análise do Discurso, Documentário, Deficiência Física, Semântica do Discurso, Linguagem AudiovisualRésumé
Evidencia, por meio de elementos da análise do discurso, utilizando seus mecanismos sintáxicos e semânticos encarregados da produção de sentido, as estratégias de estruturação e de construção da narrativa no documentário brasileiro que promova um discurso de superação de personagens protagonistas com deficiência física. Foram utilizados, como teoria de base, os estudos de Fiorin (2008). Observou-se na análise que a competência e performance são as duas fases canônicas mais relevantes para o desenvolvimento do discurso de superação. Enquanto a oposição semântica - perfeição versus imperfeição-, apresentada ao longo da produção, aliada ao seu percurso figurativo, classificam a deficiência como um elemento semântico disfórico.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, Marcio de Alves. A pessoa com deficiência e suas representações no cinema brasileiro. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.ppgcom.uerj.br/teses/2008/pdf/03/Dissert-Marcio%20Albuquerque_Bdtd.pdf. Acesso em: 3 fev. 2022.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Caracterização das Deficiências. Brasília: Ministério do Trabalho, 2018. Disponível em: https://sinicesp.org.br/inclusao/publica%C3%A7%C3%B5es/orientacoes%20_pcd_2018.pdf. Acesso em: 3 fev. 2022.
FABRI, Hélcio Prado; FISCHER, Sandra. Os “freak shows” e os espetáculos dos corpos monstruosos na gênese da indústria cinematográfica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Intercom, 2017. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-3259-1.pdf. Acesso em: 3 fev. 2022.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
HAYES, Michael T.; BLACK, Rhonda S. Troubling signs: disability, hollywood movies and the construction of a discourse of pity. Disability Studies Quarterly, Hawaii, v. 23, n. 2, p. 114-132. maio 2003. Disponível em: https://dsq-sds.org/article/view/419/586. Acesso em: 3 fev. 2022.
IBGE. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoa com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://is.gd/wUktyr. Acesso em: 3 fev. 2022.
LANGMOORE, Paul. Screening stereotypes: images of disabled people in television and motion pictures. Philadelphia: Temple University Press, 2003.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MELO, C. T. V. DE. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, v. 5, n. 1/2, p. 25-40, 13 maio 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24168/14059. Acesso em: 3 fev. 2022.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção Campo Imagético).
PAUÊ - o passo de um vencedor. Direção: Alessandra Pereira; Fabio Cappellini. [s. l. : s. n], 2015. 1 vídeo (72 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ka_tpNUgEKA. Acesso em: 3 fev. 2022.
PERIAGO, Francisco Redondo. A análise discursiva no documentário Ônibus 174. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
PISA, Lícia Frezza. Análise do discurso: conceitos e aplicações. Pouso Alegre: Lume, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.