A transparência ativa dos portais eletrônicos de Institutos Federais do Nordeste
DOI :
https://doi.org/10.5216/ci.v23.62743Mots-clés :
Transparência Ativa. Portais eletrônicos. Institutos Federais.Résumé
Analisa o nível de transparência ativa nos portais eletrônicos dos Institutos Federais (IF) na Região Nordeste investigando se a qualidade da instituição e o seu tamanho eram fatores determinantes para um maior nível de transparência ativa nos portais eletrônicos. Para a realização da pesquisa foi estimado um índice de transparência ativa dos institutos federais (IIF), com base no índice proposto por Pessôa (2013), mediante uma análise das home pages dos institutos federais em 2018. Além disso, foi realizado um teste de correlação de Pearson entre o índice IIF e as variáveis: qualidade dos institutos federais (Índice Geral de Cursos IGC - 2016) e tamanho (quantidade de cursos de graduação e número de matrículas). Os resultados levantados apontam que, em média, existe uma baixa divulgação de informações nos portais dos Institutos Federais da Região Nordeste. Dentre aqueles que mais divulgam informações, observa-se que o tamanho do IF apresenta uma correlação positiva com um maior nível de transparência ativa nos portais, porém, a qualidade dos cursos não apresenta correlação estatisticamente significativa. Portanto, existem indícios de que tamanho de um IF corrobora com a disparidade do nível de transparência ativa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.