O gerenciamento emocional do populismo de Hugo Chávez em Elpais.com

Auteurs-es

  • Sandra Méndez Muros Universidad de Sevilla

DOI :

https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.28466

Mots-clés :

Gerenciamento emocional. Imprensa digital. Populismo. Chavismo. Elpais.com.

Résumé

Elpais.com é um jornal digital cujo ideário se opõe ao populismo latino-americano praticado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez por considera-lo contrário à democracia e por explorar o recurso emocional nos meios de comunicação. Nosso objetivo é conhecer através da análise de conteúdo em sua vertente quantitativa e qualitativa o gerenciamento emocional que o jornal faz do perfil populista do líder carismático, partindo da hipótese de que o jornal utiliza a emoção para traçar uma imagem negativa valendo-se dos recursos que lhe oferece a rede. Os resultados indicam que se emprega um grande conteúdo multimídia e de hipertexto que apresentam um duplo discurso emocional: reforço do estereotipo populista (caudilho, ditadura, perpetuação do poder) e exposição do político doente e ausente, unido ao obscurantismo que rodeia o seu estado de saúde e a incerteza política de seu povo.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sandra Méndez Muros, Universidad de Sevilla

Doctora en Periodismo. Profesor de la Facultad de Comunicación, inscrito al Departamento de Periodismo II de la Universidad de Sevilla.

Publié-e

2014-07-22

Comment citer

MÉNDEZ MUROS, S. O gerenciamento emocional do populismo de Hugo Chávez em Elpais.com. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 1, p. 111–130, 2014. DOI: 10.5216/cei.v17i1.28466. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/28466. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos