O gerenciamento emocional do populismo de Hugo Chávez em Elpais.com

Autores

  • Sandra Méndez Muros Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.5216/cei.v17i1.28466

Palavras-chave:

Gerenciamento emocional. Imprensa digital. Populismo. Chavismo. Elpais.com.

Resumo

Elpais.com é um jornal digital cujo ideário se opõe ao populismo latino-americano praticado pelo presidente venezuelano Hugo Chávez por considera-lo contrário à democracia e por explorar o recurso emocional nos meios de comunicação. Nosso objetivo é conhecer através da análise de conteúdo em sua vertente quantitativa e qualitativa o gerenciamento emocional que o jornal faz do perfil populista do líder carismático, partindo da hipótese de que o jornal utiliza a emoção para traçar uma imagem negativa valendo-se dos recursos que lhe oferece a rede. Os resultados indicam que se emprega um grande conteúdo multimídia e de hipertexto que apresentam um duplo discurso emocional: reforço do estereotipo populista (caudilho, ditadura, perpetuação do poder) e exposição do político doente e ausente, unido ao obscurantismo que rodeia o seu estado de saúde e a incerteza política de seu povo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Méndez Muros, Universidad de Sevilla

Doctora en Periodismo. Profesor de la Facultad de Comunicación, inscrito al Departamento de Periodismo II de la Universidad de Sevilla.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

MÉNDEZ MUROS, S. O gerenciamento emocional do populismo de Hugo Chávez em Elpais.com. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 1, p. 111–130, 2014. DOI: 10.5216/cei.v17i1.28466. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/28466. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos