Mitos e Imagens Arquetípicas na Mídia: a construção narrativa em O Senhor dos Anéis

Auteurs-es

  • Magno Medeiros Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v8i2.24697

Mots-clés :

Mitos. Arquétipos. Construção Narrativa. Senhor dos Anéis. Imagens Arquetípicas. Psique.

Résumé

Esta pesquisa tem por objetivo estudar o comportamento do público perante imagens tidas comopertencentes ao inconsciente coletivo, que, segundo Jung, estão na mente de todos, não importando classe social, nem religião, raça, etc. Essas imagens arquetípicas serão as responsáveis pela estruturação da psique, estabelecendo os caminhos a serem seguidos e como andar por eles. Foi feita uma entrevista com alunos de escolas públicas e privadas. Após a coleta, os dados foram analisados de acordo com a classificação, faixa etária e classe social, e, posteriormente, foi traçado um paralelo entre eles.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Magno Medeiros, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.

Téléchargements

Publié-e

2013-06-19

Comment citer

MEDEIROS, M. Mitos e Imagens Arquetípicas na Mídia: a construção narrativa em O Senhor dos Anéis. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 8, n. 2, p. 139–147, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v8i2.24697. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24697. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos