Os acontecimentos traumáticos e os meios do exílio no cinema argentino na era dos anos 80
DOI :
https://doi.org/10.5216/c&i.v8i1.24599Mots-clés :
Miedos. Exílios. Memorias sociales. Acontecimientos traumáticos.Résumé
Este artículo analiza la representation de los miedos y experiencias traumáticas sobre el exilio en el cine argentino de mediados de los anos '80 a través de dos filmes: El amor es una mujer gorda (1987) de Alejandro Agresti y Las veredas de Saturno (1986) de Hugo Santiago.. Utilizaremos estos dos filmes para diferenciar entre miedo y angustia [angst], así como para proponer al cine y a los filmes de ficción como escenarios de las memorias sociales que permiten construir formas narrativas específicas para relatar la represión estatal y la violência política en el pasado reciente de la Argentina.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.