Fotografia documental e início do fotojornalismo

Auteurs-es

  • Lisbeth Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v2i1.22845

Mots-clés :

Fotografia Documental. Fotojornalismo. Realismo na Fotografia.

Résumé

A questão do realismo na Fotografia a partir de novas reflexões teóricas como as de Philippe Dubois que, baseadas nas categorias peircianas dos signos (ícone, índice e símbolo), reconhecem o caráter indiciário da foto, antes mesmode reconhecê-la como íconé ou símbolo. A Fotografia Documental, discussão intensificada na América dos anos 20 pelos fotógrafos da Farm Security Administration (FSA), que produziram a chamada Fotografia de Autor, e a influência dela no nascimento do Fotojornalismo mundial, também são tema deste trabalho.

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lisbeth Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jornalista, Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de Viena Áustria, professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.

Téléchargements

Publié-e

2013-02-28

Comment citer

OLIVEIRA, L. Fotografia documental e início do fotojornalismo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 2, n. 1, p. 63–77, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v2i1.22845. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22845. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos