A violência urbana como espetáculo midiático: a esquete-reportagem do Linha Direta e a ficcionalização do real

Auteurs-es

  • Daniel Barsi Lopes Universidade Federal do Ceará (UFC).

DOI :

https://doi.org/10.5216/c&i.v11i1.22816

Mots-clés :

Espetáculo. Linha Direta. Simulação. Violência.

Résumé

O presente artigo trata de refletir sobre as relações entre violência urbana e espetáculo, tendo como cenário a sociedade midiatiza da contemporânea. Procura-se investigar e dissertar acerca de como a criminalidade pode ser apropriada pelos veículos midiáticos e colocada em discussão ao público de forma espetacularizada e sensacionalista. O artigo enfoca especificamente a esquete-reportagem (simulação) do programa Linha Direta e o processo de ficcionalização do real elaborado por estaatração televisiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Daniel Barsi Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestre em Ciências da Comunicação pela Uniste e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará—UFC. Publicitário, doutorando, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Téléchargements

Publié-e

2013-02-27

Comment citer

LOPES, D. B. A violência urbana como espetáculo midiático: a esquete-reportagem do Linha Direta e a ficcionalização do real. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 11, n. 1, p. 57–66, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v11i1.22816. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22816. Acesso em: 27 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos