O mundo das comunicações, entrevista com Murilo César Ramos
Mots-clés :
Globalization.progress technological.cable TV.channels.democratic communication.Résumé
Vivemos uma época de perplexidades. Na chamada sociedade da comunicação, muito se fala e pouco se entende. Temas às vezes considerados prioritários por alguns teóricos, como a globalização, afiguram-se meras ideologias, para outros. Além disso, os cenários se alteram vertiginosamente, sem que haja clareza suficiente sobre o que representa o novo e o que apenas se repete, em outra roupagem. No âmbito institucional das comunicações, megafusões e privatizações confrontam-se com o avanço aparente da interatividade e o surgimento de esferas públicas redimensionadas, recompondo as fronteiras tradicionais entre o público e o privado, e instaurando novas e desconhecidas sociabilidades e formas de dominação. A tarefa do conhecimento, então, torna-se árdua, pois os conceitos e as apropriações teóricas não raro aparentam fichas de um jogo de apostas. Os referenciais quase se perdem.
Abstract
PhD by University of Missouri, Columbia (USA), professor Murilo Ramos (UnB) speaks about globalization, changes in communication universe, technological progress, programming offered by the large cable TV networks, ordinary channels, enlargement of democratic progress in contemporary societies, electronic media laws.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.