Interatividade e produção discursiva no rádio e na televisão: a participação da audiência e a conformação da mensagem informativa
DOI :
https://doi.org/10.5216/c&i.v15i1.22506Mots-clés :
Interatividade. Comunicação discursiva. Jornalismo. Rádio. Televisão.Résumé
O estudo investiga a constituição da mensagem informativa nos processos de produção interativa nas mídias sonora e televisiva, a partir de situações em que conteúdos realizados pela audiência são veiculados. O trabalho mostra que as estratégias enunciativas empregadas pelos ouvintes e telespectadores efetivam-se sob uma série de controles e coerções discursivas decorrentes da própria dinâmica de produção nos meios e da relação que se estabelece entre emissora/programa e seu público. Além disso, percebe-se que, apesar das tentativas de produzir um efeito de independência do telespectador e do ouvinte em relação a sua participação e opinião, ocorre um direcionamento e um cerceamento relativo das possibilidades de expressão que, mais que técnico-operacionais, são de ordem discursiva.
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