Novo cenário, novas configurações: um olhar sobre a publicidade na era da informação

Autores

  • Juliana de Assis Furtado Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v14i1.21511

Palavras-chave:

Publicidade. Mensagem. Era da informação. Novas configurações. Novas tecnologias.

Resumo

Os avanços tecnológicos da última década configuram um novo mundo, em que o digital permeia a sociedade nas suas mais diversas formas. Neste novo cenário, mudam as pessoas e o seu dia a dia, mediado por novas tecnologias, novas ferramentas. Tal transformação tem reflexos na comunicação contemporânea e, consequentemente, na publicidade tradicional. Surge um novo consumidor, participativo, que com as novas tecnologias em mãos evita a interrupção publicitária de outrora e exige um discurso mais interessante. A publicidade começa, então, a rever o seu cerne e inovar em seu formato e conteúdo. O entretenimento parece ser a estratégia da vez, revelando “mapas” para se alcançar esse consumidor. Porém, ainda há muito o que aprender. Aqui, lançamos um olhar para o pensamento de alguns autores contemporâneos, com enfoque sobre as mudanças que a era da informação gera nos indivíduos, nas relações humanas e, consequentemente, na comunicação midiática. Revela-se urgente um mergulho nas entranhas da publicidade, para descobrir os caminhos que levarão ao seu “renascimento”.

 

 

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Biografia do Autor

Juliana de Assis Furtado, Universitat Autònoma de Barcelona

Doutoranda – Universitat Autònoma de Barcelona

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Publicado

2012-12-07

Como Citar

FURTADO, J. de A. Novo cenário, novas configurações: um olhar sobre a publicidade na era da informação. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 14, n. 1, p. 127–140, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v14i1.21511. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/21511. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos