Afinal, o que é gênero em comunicação? O consumo da programação midiática televisiva
DOI :
https://doi.org/10.5216/c&i.v13i1.19288Mots-clés :
Comunicação. Consumo. Gênero. Programação televisiva.Résumé
Pretende-se neste artigo refletir sobre o conceito de gênero no campo da comunicação e, pensar sobre ele enquanto propulsor do consumo midiático televisivo, principalmente com relação ao consumo dos programas que circulam na televisão. Destacar-se-á, no decorrer do artigo, a importância dos gêneros enquanto mediadores do processo comunicacional, que por sua vez envolve tanto emissores/produtores, quanto receptores/consumidores. Além disso, abordar-se-á sobre a relação dos gêneros com os estereótipos, ou seja, ao mesmo tempo em que organizam o pensamento do sujeito, limitam a sua visão. E, essa limitação, ou “ultrageneralização necessária”, nas palavras de Agnes Heller (1972), pode acabar se “transformando” num preconceito, porém nem sempre deve ser vista como algo negativo.
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