Plano en grande angular de un São Paulo huída
DOI:
https://doi.org/10.5216/c&i.v11i2.7486Palabras clave:
São Paulo. cinema.representaçãoResumen
São Paulo tem sido filmada há mais de um século, e o presente texto procura sintetizar uma série de preocupações presentes na história das relações entre a cidade e o cinema. Em particular estão aqui tratados os problemas de representação da cidade no cinema, sob vários aspectos, que vão da paisagem física à humana. Para compor este amplo panorama é forçoso o recurso às formulações sintéticas aqui esboçadas, tentando-se contemplar pesquisas retomadas do autor, sempre que possível referida em nota. Aborda-se a São Paulo cinematográfica por períodos históricos, em pequenos quadros sincrônicos, circunstanciados por vezes de certas considerações diacrônicas, ensaiando possibilidades de se pensar transformações, permanências, rupturas e tradições.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.