“¿Es la telenovela de Dios?”
Ambigüedades en la relación entre catolicismo y drama televisivo en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v26.74019Palabras clave:
Catolicismo brasileño, Telenovela, Telenovelas católicas, TeledramaturgiaResumen
Se realiza un primer movimiento analítico para comprender cómo el catolicismo interactúa con el drama televisivo en Brasil. Para ello, se realizó una investigación documental en dos áreas: 1) declaraciones públicas de sectores de la Iglesia Católica en los medios de comunicación; y 2) análisis de cómo las estaciones de televisión de inspiración católica se apropiaron del drama televisivo. Se concluye que la institución establece una relación ambigua, caracterizada por tres categorías: i) negación (crítica de sectores religiosos a la telenovela); ii) apropiación (estaciones de televisión católicas que producen drama televisivo) y iii) exhibición (transmisión de contenidos producidos por otras estaciones).
Descargas
Citas
ALVARENGA, R. A Comunicação da Igreja Católica no Brasil: tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Curso de Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.
AQUINO, F. O mal que fazem as novelas. Blog do Professor Felipe Aquino. Cachoeira Paulista (SP), 4 nov. 2013. Disponível em: https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2013/11/04/o-mal-que-fazem-as- novelas/. Acesso em: 20 jul 2019.
BARBOSA, L. Seriado "Intervenção" exibe novo formato. TV Canção Nova. Cachoeira Paulista (SPP, 10 fev. 2014. Disponível em: https://tv.cancaonova.com/intervencao/seriado-intervencao-exibe-novo- formato-2/. Acesso em: 18 jul 2019.
BRAVO, Z. Myrian Rios critica novelas, fala da vida como missionária e diz viver em castidade há nove anos. O Globo, Cultura/TV. Rio de Janeiro (RJ), 6 fev. 2011. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/myrian-rios-critica-novelas-fala-da-vida-como-missionaria-diz-viver-em-castidade-ha-nove-anos-2828196. Acesso em 2 jul 2021.
CARRANZA, B. Catolicismo midiático. Aparecida (SP): Ideias e Letras, 2011.
CORRÊA, E. Drama religioso ameno. O Globo. Rio de Janeiro, 7 jan. 1996. Disponível em: https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/. Acesso em 09 set. 2022.
COSTA, L. Novelas católicas invadem o horário nobre da CNT. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 17 dez. 1995. Disponível em: https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/. Acesso em 09 set. 2022.
DA REDAÇÃO. Ouvir Jesus, não as novelas e fofocas, pede Papa. Notícias Canção Nova. Cachoeira Paulista (SP). 3 fev. 2015. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/homilia-casa-santa-marta/ouvir-jesus-nao-as-novelas-e-fofocas-pede-papa/. Acesso em: 25 jul. 2017.
FELTRIN, R. Tributo a Marciano faz TV Aparecida derrotar Band, RedeTV e Cultura. Splash. São Paulo, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2019/01/22/tributo-a-marciano-faz-tv-aparecida-derrotar-band-redetv-e-cultura.htm. Acesso em: 13 mar. 2021.
FELTRIN, R. SBT aposta alto contra Globo e estreia novela mais cara de sua história. In: Coluna do Ricardo Feltrin. São Paulo, 16 de maio 2018. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2018/05/16/sbt-aposta-alto-contra-globo-e-estreia-novela-mais-cara-de-sua-historia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 13 mar. 2021.
FILHO, G. S. R. Deus ex-machina: uma análise do fenômeno da telerreligião na mídia brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 18, n. 2, p. 53-72, jul./dez, 2015.
GOMES, P. G. Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.
HEPP, A. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. MatriZes, São Paulo, v.8, n. 1, p. 45-64, jan/jun, 2014.
HJARVARD, S. Da Mediação à Midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 3, n. 2, p. 51-62, jul/dez, 2015.
GUERINI, E. “Irmã Catarina” abusa dos valores cristãos. Folha de S. Paulo, TV Folha, 17 mar. 1996a. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/3/17/tv_folha/17.html. Acesso em 09 set. 2022.
GUERINI, E. CNT aproveita polêmica religiosa na TV. Folha de S. Paulo, TV Folha, 21 jan. 1996b. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/1/21/tv_folha/5.html. Acesso em 09 set. 2022.
HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
HAMBURGER, E. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 26, p. 17-34, jan/abr, 2003.
MAISONNAVE, F. TV Século 21 tem ex-jogador e diretor global. Folha de S. Paulo, Poder. São Paulo (SP), 28 abr. 2013. Disponível em: https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/. Acesso em 09 set. 2022.
MOREIRA, S. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2004.
PUNTEL, J. T. Igreja e comunicação: método de trabalho na comunicação. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2015.
REDE Vida lança série católica futurista. Folha de S. Paulo, Ilustrada. São Paulo (SP), 12 jun. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq12069809.htm. Acesso em 09 set. 2022.
REIS, J. P. Quanto Custa Para Fazer Uma Novela? Observatório da televisão. São Paulo (SP), 1 jan 2017. Disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/curiosidade-da-tv/2017/01/quanto-custa-para-fazer-uma-novela. Acesso em: 13 mar. 2021.
RICCO, F. Novela da Globo bate recorde de custo por capítulo. Coluna do Flávio Ricco. São Paulo, 14 set. 2013. Disponível em: https://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2013/09/14/novela-da-globo-bate-recorde-de-custo-por-capitulo.htm. Acesso em: 13 mar. 2021.
SILVA, M. B. S. A Igreja Católica e a Mídia - uma análise das estratégias ideológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24, 2001, Campo Grande. Anais. [...]. Campo Grande, 2001, p. 1-17.
SOUSA, M. T. Igreja eletrônica, religiosidade midiática, religiosidade midiatizada: conceitos para pensar as relações entre mídia e religião. MATRIZes, v. 15, n. 1, p. 275-298, 2021.
WILLAIME, J.P. Les médias et les mutations contemporaines du religieux. Autres Temps, Cahier d’éthique sociale et politique. N. 69, p. 64-75, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.