Affordances e produção de conteúdo no Instagram

análise do perfil “Fora do Plástico”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.71600

Palabras clave:

Affordances, Plataformização da Produção Cultural, Instagram

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de produção de conteúdo do perfil @foradoplastico no Instagram por meio da análise de affordances. O referencial teórico aborda plataformas online, plataformização da produção cultural e affordances. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso e se vale de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não-estruturada. As categorias de análise são tipos de affordances em plataformas online (BUCHER; HELMOND, 2018). Os resultados demonstram o uso tanto táticas de apropriação, quanto de ressignificação de affordances do Instagram na produção deste conteúdo de nicho, assim como o uso de múltiplas plataformas pelos produtores de conteúdo entrevistados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, sandramontardo@feevale.br

Doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e Pesquisadora da Universidade Feevale no seguintes cursos: Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 2).

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, vanessavaliati@feevale.br

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora e pesquisadora no Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale. Membro do Laboratório de Interação Mediada por Computador e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig).  

 

Claiton Silva, Universidade Feevale (FEEVALE), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, claiton.silva@hotmail.com

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Jornalista. 

Citas

BITENCOURT, E. Smartbodies: corpo, tecnologias vestíveis e performatividade algorítmica: um estudo exploratório dos modos heurísticos de corporar

na plataforma Fitbit. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

BUCHER, Taina; HELMOND, Anne. The Affordances of Social Media Platforms. In: BURGESS, Jean; POELL, Thomas; MARWICK, Alice. (Eds.). The SAGE Handbook of Social Media. London: SAGE Publications, 2018. p. 233–253.

D'ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DUFFY, Brooke Erin; NIEBORG, David; POELL, Thomas. Site Platforms and Cultural Production. Disponível em: https://www.platformization.net/. Acesso em: 10 jan. 2021.

FORA DO PLÁSTICO. Entrevista com Pedro Ferreira e Mariana Viana. 17 mai. 2021. Entrevista. 1 MP3 (1h20’41’’). Disponível em: https://is.gd/Tb6LHR. Acesso em: 28 ago. 2021.

GILLESPIE, T. Custodians of the Internet. Platforms, Content Moderation, and the Hidden Decisions That Shape Social Media. New Haven: Yale University Press, 2018.

HELMOND, A.; NIEBORG, D. B.; VAN DER VLIST, F. N. Facebook’s evolution: development of a platform-as-infrastructure. Internet Histories, v. 3, n. 2, p. 123-146, 2019.

LEAVER, T.; HIGHFIELD, T.; ABIDIN, C. Instagram. Visual Social Media Cultures. Cambridge, UK: Polity Press, 2020.

MATOS, Ludmila Santos. O YouTube não liga pra gente: agenciamentos sociotécnicos na percepção de criadores de conteúdo brasileiros para o YouTube. 2020. 282 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Porto Alegre, 2020.

MAYER-SCHÖNBERGER, V.; CUKIER, K. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.

NIEBORG, David; POELL, Thomas. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.

PARKER, Geoffrey G.; ALSTYNE, Marshall W. Van; CHOUDARY, Sangeet P. Plataforma. A Revolução da Estratégia. Barueri, SP: HSM, 2016.

POELL, Thomas; NIEBORG David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01.

COSTA, Rafael Rodrigues; SILVA, Naiana Rodrigues. O que cabe num retângulo: cenografias de desempenho em imagens plataformizadas. Comunicação &; Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, p. 1-25, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v23.65212.

VAN DIJCK, José. POELL, Thomas; DE WALL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Londres: Oxford, 2018.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Christian Matheus Herrera. – 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2022-10-26

Cómo citar

PORTELLA MONTARDO, S.; DALPIZOL VALIATI, V. A.; SILVA, C. Affordances e produção de conteúdo no Instagram: análise do perfil “Fora do Plástico”. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 643–667, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.71600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600. Acesso em: 27 jul. 2024.