Corpo a corpo digital

pandemia e estratégias de comunicação dos candidatos à Prefeitura de São Luís-MA no 2º Turno em 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.70199

Palabras clave:

Instagram, Campanhas Online, Eleições Municipais, São Luís-MA, Pandemia

Resumen

A pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta de campanha online pelos candidatos à prefeitura de São Luís em 2020 no segundo turno da disputa, Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos), frente às restrições da pandemia de COVID-19. A metodologia aplicada foi análise de conteúdo com a abordagem quali/quanti, a partir de variáveis acerca de aspectos relacionados aos impactos na campanha online durante a pandemia: (1) propostas, (2) agenda, (3) pesquisas de intenção de votos, (4) nota, (5) ataque/defesa, (6) cunho pessoal, (7) pandemia, (8) cobertura de eventos, (9) apelo social/emocional e (10) outros. O recorte analítico consistiu em 534 conteúdos publicados no feed dos candidatos no período de 15 a 29 de novembro de 2020. Os resultados apontam que, embora o contexto pedisse mais participação online do que o corpo-a-corpo, em ambos os perfis dos candidatos não houve estratégia inovadora para ter como foco a campanha somente no ambiente online.

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Biografía del autor/a

Germana Plácido de Carvalho Mendes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, placidogermana@gmail.com

Mestranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOM/UFMA). Especialista em Revisão Textual (UniBF) e em Assessoria de Comunicação (Estácio). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (Estácio). Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Membro do Comitê de Comunicação da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), na gestão 2021-2023. Pertence à Rede de Pesquisa ArboControl, vinculada à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). No campo da pesquisa, tem interesse pelas áreas de Comunicação e Política, com foco em campanha eleitoral, transparência, democracia e sistema midiático.

Isabele Batista Mitozo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, ibmitozo@ufmg.br

Professora do Curso de Jornalismo e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Doutora em Ciência Política (2018) pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado Estágio Doutoral na University of Leeds - UK (2015/16) sob a supervisão da professora Cristina Leston-Bandeira. Mestra em Comunicação (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Realizou pós-doutorado (bolsista CAPES) no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA) e Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR). Pesquisadora associada ao International Parliament Engagement Network (IPEN). Possui interesse nas áreas de pesquisa em Comunicação Política, Poder Legislativo, Democracia Digital, Comportamento político.

Publicado

2022-09-29

Cómo citar

PLÁCIDO DE CARVALHO MENDES, G.; BATISTA MITOZO, I. Corpo a corpo digital: pandemia e estratégias de comunicação dos candidatos à Prefeitura de São Luís-MA no 2º Turno em 2020. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 477–497, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.70199. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/70199. Acesso em: 21 dic. 2024.