Corpo a corpo digital
pandemia e estratégias de comunicação dos candidatos à Prefeitura de São Luís-MA no 2º Turno em 2020
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v25.70199Palabras clave:
Instagram, Campanhas Online, Eleições Municipais, São Luís-MA, PandemiaResumen
A pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Instagram como ferramenta de campanha online pelos candidatos à prefeitura de São Luís em 2020 no segundo turno da disputa, Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos), frente às restrições da pandemia de COVID-19. A metodologia aplicada foi análise de conteúdo com a abordagem quali/quanti, a partir de variáveis acerca de aspectos relacionados aos impactos na campanha online durante a pandemia: (1) propostas, (2) agenda, (3) pesquisas de intenção de votos, (4) nota, (5) ataque/defesa, (6) cunho pessoal, (7) pandemia, (8) cobertura de eventos, (9) apelo social/emocional e (10) outros. O recorte analítico consistiu em 534 conteúdos publicados no feed dos candidatos no período de 15 a 29 de novembro de 2020. Os resultados apontam que, embora o contexto pedisse mais participação online do que o corpo-a-corpo, em ambos os perfis dos candidatos não houve estratégia inovadora para ter como foco a campanha somente no ambiente online.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.