Periodismo en las redes sociales: continúa la búsqueda de un modelo económico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.69604

Palabras clave:

Periodismo, Modelos Económicos, Redes Sociales

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo comprender la evolución de los estudios sobre el desarrollo de modelos económicos que brinden la sostenibilidad financiera de las empresas periodísticas para actuar en las redes sociales y también realizar nuevos aportes a la temática. Este tema se torna pertinente en un momento de crecimiento en el número de fake news que circulan en las principales redes sociales y que, sin un modelo económico que incentive a las empresas periodisticas a invertir en dichos entornos, serán espacios dominados por fake news. Para la realización de este estudio se realizó una revisión de un estudio inicial de Costa (2014), además de una revisión sistemática de la literatura, con el fin de comprender la evolución de la investigación sobre este tema. En la revisión sistemática, solo se encontraron 03 trabajos que abordan el tema de manera directa o indirecta. Por lo tanto, se observó que dicha investigación aún es escasa y requiere más investigación. Finalmente, se buscó hacer nuevos aportes al tema, proponiendo algunos posibles modelos económicos en función de las necesidades y posibilidades más adecuadas al periodismo como empresa.

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Biografía del autor/a

Kleiton Luiz Nascimento Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, kleitonluiz.reis@gmail.com

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É ainda Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAC-SC e trabalha na área de Marketing Digital e como professor de Marketing nos cursos de Graduação do SENAC-SC. Também possui experiências profissionais nas áreas de marketing, assessoria de comunicação e jornalismo online.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, mbaldessar@gmail.com

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa "Geografias da Comunicação", da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência, certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www.cotidiano.ufsc.br.

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Publicado

2022-09-08

Cómo citar

REIS, K. L. N.; BALDESSAR, M. J. Periodismo en las redes sociales: continúa la búsqueda de un modelo económico. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 374–390, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.69604. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/69604. Acesso em: 18 may. 2024.