Campanhas publicitárias de processo seletivo das universidades comunitárias do Sul do Brasil

uma proposta de análise pelo viés da sintaxe visual

Autores

  • Hans Peder Behling Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina, SC, Brasil, hanspeda@univali.br
  • Alex Wallace Pellin Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina, SC, Brasil, alexwallace@gmail.com
  • Valdemir Soares dos Santos Neto Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, SC, valdemirnetto@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v25.64678

Palavras-chave:

Marketing Educacional, Vestibular, Universidade comunitária

Resumo

Com a promulgação da Lei No12.881, de 13 de novembro de 2013, as Universidades Comunitárias ou ICES - Instituições Comunitárias de Ensino Superior foram oficialmente reconhecidas como uma terceira via, ou seja, distintas das Universidades Públicas e das Privadas. Este trabalho analisou as campanhas publicitárias de vestibular e processo seletivo das Universidades Comunitárias do Sul do Brasil, identificando aspectos conceituais, como também fatores históricos, contextuais e socioculturais que elas eventualmente utilizam na construção da suas respectivas identidades comunitárias. Utilizou-se método qualitativo, com coleta de dados empíricos nos endereços de websites de cada instituição, e o tratamento dos dados baseou-se na classificação dos elementos da sintaxe da linguagem visual. Entre os principais resultados, destacam-se os padrões humanização das emoções (exprimidas por meio de expressões faciais e atividades) e reconhecimento de público.

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Publicado

2022-05-25

Como Citar

BEHLING, H. P. .; PELLIN, A. W.; SANTOS NETO, V. S. dos . Campanhas publicitárias de processo seletivo das universidades comunitárias do Sul do Brasil: uma proposta de análise pelo viés da sintaxe visual. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 25, p. 17–39, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.64678. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/64678. Acesso em: 20 abr. 2024.