Redes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA

Autores/as

  • Vitor Curvelo Fontes Belém Universidade Federal do Maranhão
  • Carla Costa Farias Universidade Federal do Maranhão
  • Rebeca Andrade Avelar Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i1.50670

Palabras clave:

Redes Sociais. Facebook. Campanha Eleitoral. Engajamento.

Resumen

A inserção das redes sociais no cotidiano tornou-se uma arena de discussões, (des)construção e campo de (in)formação. É nesse contexto que se insere a proposta deste trabalho, que busca analisar o uso do Facebook como estratégia de projeção, tendo como corpus as publicações da fanpage oficial do candidato Assis Ramos (PMDB) à prefeitura da cidade de Imperatriz - MA. Desta maneira, busca-se compreender como essa ferramenta colaborou com a construção da imagem do político, promovendo o engajamento do público nas redes sociais durante a campanha eleitoral, no período de 16 de agosto a 01 de outubro de 2016. Para dar sustentação à pesquisa inicial, se fez necessário revisar os conceitos de propagação e engajamento (JENKINS; FORD; GREEN, 2014) e como procedimento metodológico, optou-se pelo estudo de caso (YIN, 2015). O estudo aponta que nesse contexto local as redes sociais impulsionam a popularidade do candidato aumentasse e auxiliam no planejamento de estratégias de comunicação para outras mídias

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Biografía del autor/a

Vitor Curvelo Fontes Belém, Universidade Federal do Maranhão

Professor Assistente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão. Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem especialização em Comunicação e Mídias Digitais pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e graduação em comunicação social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Tiradentes (Unit). Atua como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de jornalismo e é vice-coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (PósAscom / UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU / UFMA-CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS / UFMA-CNPq). Sócio membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Tem experiências profissionais na imprensa televisiva e impressa, bem como em comunicação institucional. Desenvolve pesquisas na área da comunicação e tem interesse nos seguintes temas: noticiabilidade, gêneros jornalísticos, telejornalismo, infotenimento, convergência e mediação cultural.

Carla Costa Farias, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, com especialização em Comunicação Empresarial e Institucional pela UFMA e MBA em Marketing pela INESPO. Integrante do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU).

Rebeca Andrade Avelar, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista (UFMA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU).

Citas

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Publicado

2018-06-13

Cómo citar

BELÉM, V. C. F.; FARIAS, C. C.; AVELAR, R. A. Redes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 1, p. 126–141, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i1.50670. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/50670. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos