Representação Visual Gastronômica: Interpretação Aplicando Semiótica Peirceana

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Rafael Falconi Candiotto Mestre pelo PPG em Comunicação e Cultura pela Uniso.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v21i3.50105

Palavras-chave:

Comunicação. Bios Midiático. Sensorialidade

Resumo

Este artigo, cujo tema contempla a interface mídia e gastronomia, objetiva explicitar o potencial de uma representação visual gastronômica de aguçar os sentidos do intérprete. Para tanto, apresentamos reflexões sobre gastronomia, enquanto linguagem, e sobre midiatização, tratamos também de aspectos da gastronomia contemporânea e analisamos, na perspectiva da semiótica peirceana, uma representação visual, selecionada no livro Essential Cuisine- Bras: Laguiole, Aubrac, France, de 2003, do chef Michel Bras. A relevância deste artigo está na possibilidade de refletir sobre a relação entre comunicação e linguagem, com foco na gastronomia, bem como por aplicar uma metodologia de análise advinda da semiótica peirceana.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Docente e cooordenadora do PPG em Comunicação e Cultura - Mestrado, da Uniso.

Rafael Falconi Candiotto, Mestre pelo PPG em Comunicação e Cultura pela Uniso.

Mestre pelo PPG em Comunicação e Cultura pela Uniso.

Referências

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

DRIGO, M. O.; CANDIOTTO, R. F. Representação Visual Gastronômica: Interpretação Aplicando Semiótica Peirceana. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 21, n. 3, p. 75–90, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i3.50105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/50105. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos