Startups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v20i2.46990Palabras clave:
Redes Sociais. Startups. Comunicação.Variáveis de influência.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo identificar as variáveis de influência das redes sociais digitais no consumo de comunicação promovido pelas startups. O referencial teórico baseou-se no estudo das relações entre redes sociais digitais e comunicação, e análise conceitual e crítica das startups. A investigação se deu por estudo de casos múltiplos, no qual para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas em ambiente virtual, com oito startups. Verificou-se que para identificar as variáveis se fez necessário a criação de três categorias, e destas originaram-se as seguintes variáveis: comunicação, relacionamento, divulgação, velocidade, clientes (internautas ou usuários), interatividade, abrangência, custo, diagnóstico, conteúdo, publicações e monitoramento. As respostas vindas das startups, contribuíram para entendimento sobre redes sociais digitais, startups e comunicação através das variáveis criadas por essa triangulação.
Descargas
Citas
ASKOOL, S., JACOBS, A; NAKATA, K. (2011) A method of analysing the use of social networking sites in business. In: Cruz-Cunha, M. M., Gonçalves, P., Lopes, N., Miranda, E. M. and Putnik, G. D. (eds.) Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial, and Technological Dimensions. IGI Global, pp. 119-139.
CASTELLS, M. (2003). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.
COULTER, K.; ROGGEVEEN, S. A (2012). Like it or not. Management Research Review, Vol. 35 Iss 9 pp. 878 – 899.
RECUERO, R. (2009). Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina.
RIES, E (2012). A startup enxuta: Como os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação Contínua para Criar Empresas Extremamente Bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.