Reflexões sobre a verdade a partir do prefacio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5216/ci.v19i2.38026Palabras clave:
Ciência. Saber. Verdade. Drama Barroco. Benjamin.Resumen
Discute o método científico e sua relação com a totalidade absoluta, a partir das “Questões Introdutórias de Crítica do Conhecimento”, levantadas no prefácio da obra “Origem do Drama Barroco Alemão”, de Walter Benjamin. Pensador da modernidade, o filósofo alemão apresenta importantes ponderações sobre a necessidade de resgatar a contemplação das ideias, como forma legitima de aproximar o homem da essência do Ser. Através de análise de seu conteúdo, sem a pretensão de esgotar o assunto, apresentamos o conceito de “Verdade” defendido por Benjamin, em contraponto com a postura metódica, mensurável e determinista da ciência, a fim de estimular reflexões que aclarem sobre os problemas e limitações do método.
Descargas
Citas
BARRENTO, J. João Barrento e as novas leituras de Walter Benjamin. 2011. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2011/12/31/joao-barrento-as-novas-leituras-de-walter-benjamin-423875.asp> Acesso em: 12 mai. 2015. Entrevista concedida a Guilherme Freitas.
BENJAMIN, W. On Language as Such and the Language of Man. In: BULLOCK, M.; JENNINGS, M. W. Walter Benjamin: selected writings. v. 1, 1913-1926. Cambridge: The Belknap Press of Harward University Press, 1996.
______, W. Origem do Drama Barroco Alemão. Trad. br. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984. ______, W. Rua de Mão Única. Trad. br. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
BERLO, D. K. O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BRETAS, A. Imagens do Pensamento em Walter Benjamin. 2009. Disponível em: <http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_06/artefilosofia_06_01_dossie_walter_benjamin_07_alexia_bretas.pdf> Acesso em: 23 mar. 2015.
COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
DESCARTES, R. Discurso do método. Trad. br. João Cruz Costa. São Paulo: Ed de Ouro, 1970.
GAGNEBIN, J. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2005000200004&script=sci_arttext> Acesso em: 07 jan. 2015.
HALL, S.. A identidade cultural da pos-modernidade. São Paulo: Ed DP&A, 2006.
KUNH, T. S. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MEDEIROS, M. G. Verdade e Saber: Gnoseologia e Ética no Prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin. Disponível em: <http://www.uece.br/cmaf/dmdocuments/2010_verdade_e_saber_gnoseologia_e_etica.pdf> Acesso em: 15 jan. 2015.
OTTE, G.; VOLPE, M. L. Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/6415/5984> Acesso em: 20 abr. 2015.
PERIUS, O. A filosofia da linguagem em Walter Benjamin. 2011. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/semanadefilosofia/edicao7/Oneide_Perius.pdf> Acesso em: 29 abr. 2015.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. Trad. br. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1974.
ROUANET, S. P. Apresentação. In: BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemão. Trad. br. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores dos trabalhos publicados na revista Comunicação e Informação retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria e o privilégio de publicação primeiramente por esta revista. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.