Ciudadanía, racismo y medios: la identidad del negro

Autores/as

  • Kalyne Menezes Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Antoniaci Tuzzo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

Mídia. Cidadania. Racismo. Grotesco.

Resumen

Este trabalho sobre mídia e cidadania, aborda questões ligadas ao racismo tomando como referência as obras de Muniz Sodré que tratam do racismo e da estética grotesca do negro na televisão. Outros autores também apoiam a discussão em cidadania, contribuindo com temas como identidade, comunidade, grupos e cidadania. Para a discussão, também se fez necessário um breve contexto histórico sobre o negro na sociedade brasileira, principalmente após a abolição da escravatura. O texto também discorre sobre os conceitos de cidadania, que interferem diretamente na concepção do sujeito como “cidadão” e as ideias de comunidade, estética de padrões, valores e representação dos afrodescendentes pela mídia, além de discriminação e formas de exclusão e o significado da palavra negrotesco explicado com muita propriedade por Muniz Sodré.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kalyne Menezes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Jornalista pela Universidade Federal de Goiás, UFG, e mestranda em Comunicação pela mesma instituição, área de pesquisa em mídia e cidadania.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ, que integra a ação transversal nº 06/2011 - Casadinho/Procad.  Professora e Orientadora do Trabalho desenvolvido na Disciplina Seminários Temáticos de Mídia e Cidadania – PPGCOM – UFG.

Publicado

2013-10-01

Cómo citar

MENEZES, K.; TUZZO, S. A. Ciudadanía, racismo y medios: la identidad del negro. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 1, p. 156–170, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/26655. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ